3. Educação
  4. Prefeitura encerra jornada pedagógica para professores da região de várzea
Prefeitura encerra jornada pedagógica para professores da região de várzea Autor: Divulgação Semed

Prefeitura encerra jornada pedagógica para professores da região de várzea

Ronnie Dantas
Ano letivo 2024 nas escolas da região de várzea inicia na próxima segunda, dia 08.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no período de 1º a 05/07, no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy e auditório da Semed, a jornada pedagógica 2024 para profissionais da educação da região de várzea.

Com o tema Educar com Justiça e Equidade, a ação contou com formações voltadas para diretores, pedagogos, professores e demais profissionais, proporcionando um espaço de aprimoramento e reflexões pedagógicas sobre o ano letivo.

As aulas das escolas da região de várzea iniciam na próxima segunda- feira (08), com previsão de encerramento do ano letivo no mês de abril de 2025. Para minimizar o desgaste dos profissionais e estudantes haverá um recesso em dezembro de uma semana (no período natalino).

A jornada pedagógica teve como objetivo a implementação da formação continuada com os docentes, através dos Programas Alfabetiza Pará, LEEI e o Programa Aluno Nota 10, contemplando as necessidades didáticas, favorecendo o desempenho das unidades escolares, além de orientar gestores, coordenadores e professores para o planejamento das ações e capacitação de secretários, auxiliares administrativos, servidores de apoio e vigilantes.

Nesse período foram oferecidas diversas formações com palestras abordando temas relevantes como “Especificidades em Planejamentos Pedagógicos (BNCC)” tendo como palestrante Tereza do Carmo de Vasconcelos; “Orientações para elaboração dos protocolos utilizados na modalidade da Educação Especial”, com Gilma Rocha e Mayara Oliveira palestrantes; Explanação da Lei nº. 10.639 e Lei nº 11.645 com a participação dos chefes dos Núcleos Quilombola, Leandro Laurindo, e Indígena, Jecilaine Ferreira Borari e capacitação com os servidores de Auxiliar Operacional de Conservação (Servente) e Auxiliar Operacional Segurança Patrimonial (Vigia) abordando o tema “A Importância da Conservação do Patrimônio Escolar e o Papel dos Funcionários”, tendo como palestrantes Vânia Barroso e Paula Pessôa.

“Esse momento de formação é muito importante, capacitando nossos servidores, aprimorando técnicas e garantindo que a rede de ensino continue a oferecer um serviço de qualidade à população. Que o ano letivo que se inicia seja produtivo, eficiente e alinhado com as necessidades de aprendizagem dos alunos”, destacou Vânia Barroso, assessora de Ensino da Semed.

Outros temas abordados na Jornada foram: Apresentação do Calendário Letivo da Região de Várzea 2024, Formação do Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), Formação do Programa Alfabetiza Pará e ‘Formação Administrativa: Funções do Diretor escolar e Secretário’. Essa formação envolveu diversos setores da Semed, como, Setor de Inspeção,  Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Setor PDDE) e Alfabetiza Pará, com os Formadores Lidiane Maia, Eriane Oliveira e Jéssica Ninas.

“Como eles começam agora em julho, todas as atividades escolares seguem direto sem férias, então, teremos um pequeno recesso para descansarem e retornarem em janeiro para a continuação do calendário letivo” explicou a Vânia Barroso.

Ano letivo na várzea

Por conta das cheias dos rios Tapajós e Amazonas, o calendário letivo das 33 escolas localizadas nesta área é diferenciado, com as aulas iniciando em 8 de julho e encerrando em 30 de abril de 2025, completando assim os 200 dias letivos programados pela Semed.

A região de várzea contempla 35 escolas, entre polo e anexos, atendendo cerca de 2.500 alunos do pré ao 9º ano.