3. Educação
  4. Prefeitura e Ufopa assinam plano de trabalho de farmácia universitária com plantas medicinais
Prefeitura e Ufopa assinam plano de trabalho de farmácia universitária com plantas medicinais Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Weldon Luciano

Parceria vai difundir o uso das plantas medicinais e promover a produção de fitoterápicos para a comunidade santarena.

A Prefeitura de Santarém, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) assinou nesta sexta-feira (2), o Plano de Trabalho que torna oficial a atividade com plantas medicinais e fitoterápicas a serem desenvolvidas na farmácia universitária que ficará na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A parceria se dará por meio de cooperação técnica. A APL da Semsa fornecerá matéria prima e equipamentos necessários para a produção de medicamentos. Em contrapartida, a Universidade será responsável pelo beneficiamento das plantas sendo entregue a Semsa na forma de fitoterápicos.

O objetivo geral do projeto é promover a produção e dispensação de fitoterápicos para a comunidade santarena, disponibilizando tais medicamentos na rede pública de saúde. Além da droga vegetal, novas opções de xaropes, comprimidos e pomadas, difundindo o uso das plantas medicinais, que em sua maioria, já fazem parte do conhecimento tradicional da Amazônia.

Farmácia Universitária

A FarmaUfopa se constitui de um laboratório didático-especializado de ensino, pesquisa e extensão que visa à formação dos discentes dos cursos de Farmácia; qualificação de farmacêuticos nas práticas de manipulação de formas farmacêuticas e correlatos; prestação de serviços farmacêuticos; dispensação adequada de produtos manipulados, no sentido de contribuir para a promoção, proteção e a recuperação da saúde e prevenção de doenças e promover o acesso e uso racional de medicamentos e a otimização da farmacoterapia.