3. Educação
  4. Prefeitura e Polícia Militar realizam formatura da 25ª turma de alunos do Proerd em Santarém
Prefeitura e Polícia Militar realizam formatura da 25ª turma de alunos do Proerd em Santarém Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
750 alunos participaram do projeto e receberam certificados

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e em parceria com a Polícia Militar através do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), promoveram na tarde desta quarta-feira (7) a solenidade de formatura da 25ª turma de alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd).

A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do Comandante do Policiamento Regional I (CPR-I) Coronel Wagner Melo Almeida, Silva, do Ten Cel Vallério Almeida, comandante do 3º BPM, Ten Cel Joselde Freitas Barbosa, comandante do 35º BPM, Ten Cel Wilton Chaves, comandante do 2º Batalhão de Missões Especiais, da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do Secretário Regional de Governo, Alexandre Maduro, e ainda do Pastor Augusto Sousa, que representou o Pastor Luis Almeida da Igreja da Paz Church e do Coronel da reserva Antenor Oliveira.

Ao todo, 44 professores e 750 alunos de 11 escolas da Rede municipal de ensino participaram desta etapa de formação do programa que atua junto aos alunos da rede pública municipal estratégias preventivas a partir do uso de técnicas pedagógicas inseridas nas disciplinas da grade curricular.

Os alunos das escolas São José Operário, Mario Imbiriba, Brigadeiro Eduardo Gomes, Helena Lisboa, Rosineide Fonseca, Frei Miguel Kellet, Princesa Isabel,São Francisco, Delfina de Jesus, Rubens Ludwig e Frei Fabiano passarão a fazer parte da rede de enfrentamento à violência e às drogas, atuando como agentes multiplicadores da boa informação na escola, no seio familiar e entre os amigos.

O Comandante do CPR-I Coronel QOPM Wagner Melo Almeida entende o Proerd como uma necessidade preventiva da Polícia Militar. Ele destacou o trabalho realizado pelos policiais instrutores do projeto, Sargento PM Milca, Sargento Mendes e sargento Cunha.

“Essa formatura de 750 crianças é um presente que a Polícia Militar pode dar pra sociedade e pra essas famílias, que vão receber crianças capacitadas e resistentes às drogas e à violência e, que Deus abençoe as próximas formaturas aqui em Santarém e nos municípios vizinhos do CPR”, destacou o comandante.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva explicou que o programa desenvolvido nas escolas se dá a partir de um convênio assinado pela Prefeitura com a Polícia Militar com uma aula por semana sobre o tema.

“A gente sabe que muitas famílias hoje estão destruídas por conta de integrantes fazerem uso de drogas, eu diria que é o mal do século, e quando a gente vê que todas essas 750 crianças tiveram a oportunidade dessa orientação e estão conscientes de que a droga só destrói e elas poderão pautar suas vidas à novas escolhas, novos horizontes, é que a gente pode mensurar a essência da educação e a nossa esperança é que essas crianças sejam realmente resistentes às drogas e possam viver plenamente felizes”, frisou a titular da pasta da educação.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a Educação tem sido um dos pilares de sua gestão e o Proerd é um dos projetos que mais enobrecem a formação dos alunos e a parceria com instituições sérias como a Polícia MIlitar.

"É uma felicidade muito grande ver esses alunos todos aqui recebendo a certificação do Proerd. O sorriso em seus rostos mostra que o projeto é vencendor e que a iniciativa deve ser aplaudida. A causa é nobre, ganha a sociedade e o município de Santarém. Além dos investimentos que realizamos na Educação, a formção do aluno representa muito para nós. Eles são o nosso futuro", disse o prefeito.

Os alunos participantes recebem em suas escolas o certificado de conclusão do Proerd.