1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura e Polícia Militar realizam aula inaugural do Proerd 2024
Prefeitura e Polícia Militar realizam aula inaugural do Proerd 2024 Autor: Semed/Ccom

Prefeitura e Polícia Militar realizam aula inaugural do Proerd 2024

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Cerca 650 alunos de 5º ano de 10 escolas da grande área Maracanã e da região do Eixo Forte serão beneficiados nesse semestre

Cerca de 200 alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino de Santarém participaram, nesta quinta-feira (7), da aula inaugural do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência (Proerd), realizada no ginásio da escola municipal Dom Floriano, localizada na avenida maracanã, s/n, bairro Maracanã.

O programa internacional Proerd é desenvolvido nas escolas municipais graças à uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), e o Comando de Policiamento Regional (CPR-I), da Polícia Militar por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (nº 018/2021).

A solenidade contou com a presença do Comandante do CPR-I (Comando de Policiamento Regional), Coronel QOPM Tarcísio Morais da Costa, do Chefe de Gabinete Tadeu Cunha, representando o prefeito Nélio Aguiar, secretário Adjunto de Governo, Inácio Correa, representando o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas José Maria Tapajós, secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva, vereador Erasmo Maia, Comandante do 35º BPM Ten. Cel. Joselde Freitas e do 2º Ten. Jean de Paula Maciel, representando o Cap. Harley, Comandante da 1ª Cipamb (Companhia de Policiamento Ambiental).

O objetivo da aula inaugural é apresentar aos alunos e à comunidade escolar sobre o que é o Proerd, apresentar os policiais instrutores (3º Sgt PM Cunha, 3º Sgt PM Milca E 3º Sgt PM Mendes) que atuam em Santarém e ainda como funcionará a dinâmica de trabalho nas escolas. Os alunos também receberam, simbolicamente, a cartilha “Caindo na real” com o conteúdo a ser abordado em sala de aula.

Esta será a 28ª turma de alunos Proerd do Currículo 5º ano que serão atendidos neste 1º semestre do ano de 2024 no município de Santarém. São 650 alunos de 10 escolas municipais, 7 escolas da grande área Maracanã e 3 escolas de Alter do Chão e Vila Nova, no Eixo Forte que serão capacitados a serem seguros e confiantes nas tomadas de decisões e a resistirem ao uso de drogas e a práticas de Violência.

De acordo com o Comandante do CPR-I, Cel Tarcísio Morais, em 20 anos de Proerd no Pará 50 mil crianças já foram atendidas pelo Programa da Polícia Militar. Em Santarém, há 3 anos existe um acordo de cooperação técnica firmado entre Polícia Militar e Prefeitura, o que permite a execução do Programa nas escolas.

“Nesses 20 anos, 50 mil crianças foram atendidas pelo programa, um número muito expressivo, a gente percebe a diferença onde entra uma viatura no bairro onde passou o Proerd, a aceitação, a visão que a população e as crianças passam a ter da polícia militar, não mais com a aquela visão de polícia repressiva, mas com uma visão de parceria, de amizade”, disse o coronel.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva destacou que a parceria com a Polícia Militar tem que continuar. Ela sugeriu a possibilidade de se construir uma Base na escola César Simões Ramalheiro e assim poder atender outros alunos de outras escolas.

“A nossa vontade é que mais crianças tenham essa oportunidade de passar pelo Proerd, sabemos que a droga hoje é um grande mal que assola as famílias e a sociedade, e vocês, crianças, que têm essa oportunidade serão multiplicadores dessa mensagem que receberão ao logo desse semestre, eu desejo que além de um bom ano letivo que tenhamos, de fato, um resgate da cidadania”.

As escolas contempladas pelo Proerd nesse semestre, são:

01. Escola DELANO RIKER

02. Escola DOM FLORIANO

03. Escola FERNANDO GUILHON

04. Escola FREI JUVENAL

05. Escola PADRE FELIPE BETTENDORF

06. Escola RAIMUNDA DE LIRA MAIA

07. Escola MARIA DAS GRAÇAS LIMA

08. Escola ANTONIO DA SILVA BARBOSA

09. Escola SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

10. Escola ANTONIO DE SOUSA PEDROSO

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.