3. Educação
Prefeitura de Santarém lança o programa Aluno Nota 10 Autor: Ascom Semed

Prefeitura de Santarém lança o programa Aluno Nota 10

Ronnie Dantas
Parceria com a Secretaria de Educação de Sobral (CE) pretende melhorar ainda mais os indicadores da educação em Santarém.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (24), no auditório do Ceuls/Ulbra, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria municipal de Educação (Semed), realizou o lançamento do programa Aluno Nota 10. A programação de caráter formativo contou com a presença de cerca de 300 gestores e pedagogos da rede municipal.

O prefeito Nélio Aguiar participou da abertura acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, e dos palestrantes convidados, o secretário de Educação do município de Sobral (CE), Herbert Lima e o presidente da Escola de Formação de Professores de Sobral, Amaury Gomes, além do diretor da editora Vem Passar, Lawrence Rabelo.

O programa Aluno Nota 10 tem por objetivo fortalecer o aprendizado dos alunos, recompor as habilidades cognitivas em conhecimento e conteúdos que são fundamentais nas disciplinas de Matemática e Português.

Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral, ressaltou as estratégias voltadas ao acompanhamento pedagógico, a política de formação continuada de professores e o papel e a importância das lideranças escolares.

"Essa parceria entre o município de Sobral e Santarém visa qualificar, capacitar e ampliar cada vez mais as estratégias e ações desenvolvidas pelos municípios voltados ao fortalecimento da gestão escolar, especialmente direcionado aos estudantes da rede municipal com o intuito de melhorar os indicadores, garantir o desenvolvimento e o fortalecimento das políticas de alfabetização, leitura, proficiência em língua portuguesa e matemática. Então, nós estamos aqui compartilhando um pouco da experiência de Sobral. É um momento muito especial, que a gente possa cada vez mais fortalecer esses vínculos para qualificar o aprendizado dos nossos estudantes da rede pública municipal".

O evento contou, também, com a presença do diretor-presidente da Escola de Formação de Professores de Sobral, Amaury Gomes. Ele agradeceu o convite e explicou como deve funcionar a parceria.

“O projeto vem exatamente com um foco muito preciso no 5º e 9º ano, o material é muito preciso no tocante a exercícios, atividades voltadas não só para a recomposição da aprendizagem, mas, também, como um enfoque na recuperação. E também em questões que devem enfatizar a preparação para o Saeb”, completou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, o novo programa será voltado para alunos de 5º e 9º ano usando a mesma filosofia utilizada no município de Sobral.

“Estamos iniciando agora usando a mesma metodologia, a mesma filosofia do programa utilizada no município de Sobral, no Ceará, que lidera durante muitos anos o Ideb no Brasil, e a gente resolveu fazer esse programa no nosso município, referenciando duas séries, todos os nossos alunos de 5º e 9º ano, que são as séries responsáveis pela avaliação da educação no município com base no Índice da Educação Básica (SAEB/IDEB) e esse ano a gente vai trabalhar a recomposição das aprendizagens, começando pela 4ª série, e, de fato, 5º ano a partir de 2025. Portanto, é mais um programa que a gente dá esse pontapé inicial, e se Deus quiser, nossos próximos resultados, que já são muito bons em relação a muitos outros municípios, mas a nossa intenção é melhorar cada vez mais a nossa educação”.

Maria José Maia ainda citou outros programas que já são desenvolvidos pela Secretaria de Educação. O Alfabetiza Pará, em nível estadual, e o LEEI que é a leitura e a escrita na educação infantil, do governo federal, além do Programa de Tempo Integral, onde só esse ano de 2024 foram pactuadas 1.800 matrículas da educação integral, dessas 1.800 novas vagas para a educação infantil do município.

O prefeito Nélio afirmou que Santarém sempre está de portas abertas para estabelecer parcerias para melhorar, ainda mais, a educação pública.

"Temos certeza que parcerias como a que estamos firmando com o município de Sobral só vem ajudar a alavancar a qualidade do nosso ensino".

A editora Vem Passar é parceira no projeto. O diretor Lawrence Rabelo comentou sobre a parceria.

“Muito feliz em podermos está em mais um estado, em mais uma região do nosso país e poder trazer as ideias, o sucesso que é Sobral, reconhecido mundialmente, o secretário Herbert é parceiro da editora já há mais de quatro anos, os nossos materiais estão sendo utilizados em Sobral, também, há cerca de quatro anos, e trazer esse modelo de Sobral aqui para a Santarém pra gente é muito importante e nós da editora estamos aqui para colaborar com o município”.

Sobral

Sobral conquistou a nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), o município também se destacou. Alcançou a nota 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes, novamente na liderança.

Desde 2009, a rede pública municipal superou a meta dos anos iniciais do ensino fundamental e, em 2017, ultrapassou a nota estabelecida para os anos finais, que deveria ser alcançada em 2021.