3. Educação
Prefeitura forma mais uma turma do projeto 'Aluno Tech' Autor: Divulgação Semed

Prefeitura forma mais uma turma do projeto 'Aluno Tech'

Ronnie Dantas
Ao todo, 51 alunos participaram desta etapa.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), via Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) realizou no último dia 30, a entrega de certificados para alunos da Escola Municipal Princesa Izabel, na grande área da Nova República, participantes da segunda turma do projeto Aluno Tech.

O objetivo é qualificar para o mercado de trabalho alunos finalistas da Educação de Jovens e Adultos, alunos finalistas do ensino fundamental e membros da comunidade. O curso, com carga horária de 180h, tem como conteúdo: Informática Básica, Manutenção de Computador, Mídias Digitais, Introdução à Computação em Nuvem e Introdução a IA (Inteligência Artificial).

Ao todo, 51 pessoas participaram dessa etapa, que iniciou no mês de março: sendo 35 alunos, 3 funcionários e 13 comunitários do bairro Bela Vista.

O professor Karlos Assis, além de lecionar na escola, também é instrutor do projeto. Ele destacou a importância do curso.

"A importância do curso confunde-se com o seu objetivo, que é o domínio das TIC's [Tecnologias da Informação e Comunicação] por parte dos alunos, promovendo o combate à evasão escolar, ao desemprego e até mesmo à criminalidade, dando oportunidades para jovens, adultos, funcionários da escola e membros da comunidade em condição de vulnerabilidade social, estimulando-os na construção de seus direitos, para desenvolvimento de sua autonomia profissional e cidadania”, salientou Assis.

O coordenador do NTM, Geremias Santos, explica que os projetos que hoje estão sendo executados dentro das escolas, são idealizados pela Semed, através do NTM. Eles iniciaram no ano passado e algumas escolas já estão colocando em prática os cursos de Informática Básica, por exemplo.

"As escolas Princesa Izabel, São José Operário, Hilda Mota, entre outras, já abraçaram o projeto-piloto, visando atender um público-alvo de alunos de 8º e 9º ano. A ideia é que esses alunos, que estão saindo da escola, possam sair já com a certificação para o mercado de trabalho”, argumentou Geremias.

O coordenador do NTM lembrou, ainda que, os funcionários das escolas que ainda não têm o curso de Informática Básica, mas gostariam, podem participar do treinamento, que, também, é aberto à comunidade (pais, membros de associação do bairro e outros).

Novas turmas

Na primeira semana de agosto, serão abertas inscrições para a terceira turma do projeto, novamente, na Escola Princesa Izabel, sob gestão da professora Graceli da Silva Saraiva.