1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém inicia ano letivo 2022 com entrega de escola no bairro Maracanã
Prefeitura de Santarém inicia ano letivo 2022 com entrega de escola no bairro Maracanã Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém inicia ano letivo 2022 com entrega de escola no bairro Maracanã

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Escola Dom Floriano foi reformada, ampliada e em breve receberá um ginásio cujas obras já foram iniciadas

Legenda da foto: Abertura oficial do ano letivo 2022


O prefeito de Santarém Nélio Aguiar acompanhado da secretária de Educação Maria José Maia da Silva abriu oficialmente na manhã de hoje, 15, o ano letivo 2022 nas escolas e Unidades de Educação Infantil (Umei) da rede municipal de ensino e na oportunidade entregou a reforma e ampliação da Escola Dom Floriano, bairro Maracanã. Participaram da solenidade os vereadores Erasmo Maia e Elielton Lira, os secretários de governo Emir Aguiar e Ezequiel Aquino e o chefe de gabinete Alberto Portela.

O ano letivo 2022 iniciou nesta terça-feira e tem previsão de encerramento para 23 de dezembro. A data e as diretrizes (com validade até o fim do primeiro bimestre desse ano) foram definidas pela Semed em comum acordo com o Comitê Intersetorial de retomada.

A secretária de Educação Maria José Maia confirmou o modelo a ser seguido pelos gestores nesse primeiro bimestre.

Legenda da foto: Titular da Semed Maria José Maia 

“Nós estamos muito felizes com a abertura do ano letivo 2022, ainda em período pandêmico e, por isso, vamos conduzir esse primeiro bimestre da mesma forma que encerramos o ano letivo 2021, de forma escalonada. Dependendo do número de alunos por turma será parte presencial e parte remota, fazendo o rodízio pra termos a possibilidade de atender todas as nossas crianças. Esperamos que ao longo desses 200 dias letivos nós possamos alcançar nosso principal objetivo que é a aprendizagem dos nossos alunos”, disse a gestora da pasta da educação.

O retorno das atividades letivas das escolas e Umeis foi definido pela Semed e Comitê Intersetorial segundo as principais definições:  

1. Com protocolo rígido de limpeza e higienização das escolas e distanciamento físico.

2. Com planejamento para o ensino Híbrido: Retomada gradual das aulas, reduzindo o número de alunos em sala, dividindo em grupos que se revezarão em atividades presenciais e não presenciais;

3. Redução de número de alunos por turmas, quando necessário;

4. Facultado: nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais.

Quanto ao número de alunos:

1. Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos)

2. Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos)

Educação Infantil (Berçário ao Pré II):

1. Para turmas divididas parciais: Cada grupo terá uma semana de atividades presenciais e outra semana de atividades não presenciais.

2. Turmas divididas integrais: Um grupo pela manhã e o outro grupo a tarde.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

1. Para as turmas divididas: aulas para cada grupo 2 dias na semana alternados ou consecutivos de segunda a quinta-feira. Às Sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades.

Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):

1. Para turmas divididas: Cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais.

 

Reforma e ampliação da escola Dom Floriano


A escola foi fundada em 20 de abril de 1975 e está localizada na rua Maracanã, no bairro de mesmo nome. Foi reformada, ampliada e entregue hoje pelo prefeito Nélio Aguiar.

A unidade escolar atende 448 alunos nos turnos da manhã e tarde, com turmas de Educação Infantil (4 e 5 anos) e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental além do programa do Acelera Brasil.

O educandário, que esse ano completa 47 anos de fundação, recebeu ampliação de bloco com mais três salas de aula, adaptação de bloco de serviço e bloco administrativo e reforma geral. Para isso, foram aplicados R$ 754.756,99 (Setecentos e cinquenta e quatro mil, setecentos e cinquenta e seis reais e noventa e nove centavos), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação Básica (Fundeb).

Para a gestora da escola, Irenice Correa Amaral, o momento é de felicidade.

“Nós estamos muito felizes e gratos à Deus por tudo isso. Agradecemos a todos os parceiros, as lideranças do bairro, a Semed e ao governo Nélio. A nossa felicidade é imensa com uma escola nova, renovada, revitalizada para atender o nosso aluno que precisa dessa estrutura digna para uma boa educação, uma educação de qualidade já que Dom Floriano é referência escolar para o bairro Maracanã”, salientou a diretora.

O prefeito Nélio Aguiar comentou sobre mais esta entrega de reforma e ampliação de escolas em Santarém. “Existe uma escola (Dom Floriano) antes e outra depois do prefeito Nélio, eu digo isso sem nenhuma vaidade porque é isso que nós queremos: garantir qualidade de ensino, garantir dignidade às nossas crianças. Essa escola tá totalmente reformada e ampliada. Construímos um novo bloco  de salas de aula para atender 448 alunos, todos dentro da sala de aula, com carteiras novas. A educação é um conjunto e é dessa forma que nós vamos continuar governando Santarém.”

A escola Dom Floriano também irá ganhar ginásio com vestiário. As obras, no valor de R$ 1.394.199,70 já iniciaram e devem ser concluídas até julho deste ano.

O gestor do executivo municipal também comentou sobre o ginásio e outras obras entregues pela gestão na grande área Santarenzinho/Maracanã.

“A escola tá ganhando outro espaço que é muito importante para a educação física. Já iniciamos a obra, já começamos a construção do ginásio poliesportivo. É um conjunto de investimentos que nós estamos fazendo transformando a educação em Santarém. Só na grande Maracanã nós já temos as escolas Delano Riker, Fernando Guilhon, Eilah Gentil e agora Dom Floriano. Tem ainda a Ubaldo Correa em processo de reforma, ou seja, são grandes investimentos que nós estamos fazendo na educação do nosso município”.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.