3. Educação
  4. Prefeitura dá início ao retorno gradativo e facultativo das aulas presenciais em Santarém
Prefeitura dá início ao retorno gradativo e facultativo das aulas presenciais em Santarém Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Primeiras turmas iniciaram hoje

Autor: Ronnie Dantas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta segunda-feira (9) o segundo semestre letivo de 2021. A novidade é o retorno dos alunos, de forma presencial, à sala de aula, uma vez que no primeiro bimestre o estudo ocorreu de forma remota. Esse retorno gradativo e facultativo se dá 1 ano e 5 meses após a suspensão das atividades escolares presenciais no município.

Para a volta às aulas de forma presencial a Semed estabeleceu um Protocolo de Retorno denominado Plano de Retomada às Aulas Presenciais, de forma gradual, segura e escalonado de alunos, tendo as medidas sanitárias e de biossegurança de controle do novo coronavírus como ponto de partida.

Conforme o Protocolo, todas as atividades deverão ser pautadas, por regras referentes ao distanciamento social, à higiene pessoal, à higienização de ambientes e ao monitoramento.

Os alunos que os pais optaram pelo retorno foram recebidos com muita alegria pelos gestores, seguindo todos os protocolos de segurança. Vale ressaltar que o retorno dos alunos de forma presencial não é obrigatório, é facultativo, ou seja, os pais tiveram a opção escolher o modelo de ensino para seu filho.

“Depois de um ano e meio sem atividades presenciais as escolas recebem novamente os alunos, no entanto, de uma forma completamente diferente, embora os espaços físicos sejam os mesmos a estrutura organizacional da escola é diferenciada, afinal, estamos vivendo um momento de uma nova escola, de uma nova organização”, lembrou a Secretária de Educação Maria José Maia.

De acordo com a Secretária, as informações recebidas das escolas nesse primeiro dia de retorno são positivas no que tange à organização, à receptividade das crianças e à organização aceita pelos pais, conforme pactuação feita na semana anterior a volta às aulas. Ainda segundo a gestora da pasta da educação, essa semana será de acolhimento, de retorno das crianças e os professores estão tendo toda cautela pra receber e acolher os alunos da melhor forma possível.

Organização

As turmas estão voltando de forma gradual e intercalada. Turmas com mais de 15 crianças foram divididas em dois grupos e esses grupos de Pré ao 5º ano estudam dois dias de forma presencial e mais dois não presencial. A sexta feira é dedicada ao reforço escolar.

Já as turmas de 6º ao 9º ano irão estudar uma semana presencialmente e a semana seguinte de forma não presencial. Cada grupo estuda de forma alternada uma semana inteira e depois alterna para o não presencial.

A estrutura da escola não irá permitir a entrada e saída de adultos que não sejam os profissionais daquela escola. A entrada deverá ser sempre com horário agendado.

Os pais não poderão acompanhar os filhos dentro da escola. Os filhos serão recebidos no portão, com aferição de temperatura e nos vários espaços da escola haverá álcool em gel, inclusive na sala de aula, para que a rotina de higienização das mãos seja constante.

Educação Infantil

Na Educação Infantil não será diferente. As turmas vão funcionar por grupos escalonados que podem ser alternativos ou consecutivos, ou seja, um grupo pode estudar segunda e terça, e outro grupo na quarta e quinta, ou, um grupo na segunda e quarta e outro na terça e quinta. A sexta feira ficou para o planejamento do professor, ou seja, o professor que atendeu as turmas dos grupos escalonados terá a sexta para o planejamento, seja da turma do presencial ou do não presencial (remoto).

“Esse retorno das atividades presenciais na Educação Infantil é um momento de muita emoção, é uma retomada desse início depois de tantos meses a gente afastada, e quando se fala em retomada significa que a gente não volta pra aquele lugar onde estávamos antes, aquele lugar não existe mais, agora é um recomeço, importante, necessário e eu diria urgente às nossas crianças e a esse atendimento presencial na Educação Infantil”, destacou a coordenadora da Educação Infantil, Aline Fernandes.

Pactuação

As Unidades Educacionais (UEs) verificaram com os pais ou responsáveis o interesse pelo retorno ou não às aulas presenciais. Foi feita uma pactuação onde os pais assinaram um ‘Termo de responsabilidade’ pela decisão de retornar ou não.

A retomada gradual das atividades presenciais das UEs Municipais inicia nesta segunda, 9 de agosto, para a Educação Infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental regular e EJA nas diversas regiões (Urbana, Rios e Planalto).