3. Educação
  4. Prefeitura abre inscrições para a escola de música Salv'Arte no Residencial Salvação
Prefeitura abre inscrições para a escola de música Salv'Arte no Residencial Salvação Autor: Arquivo - Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
As inscrições começam nesta sexta-feira, 1º, e se estendem ate o próximo dia 05.

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de alunos da Escola de Música Sal'vArte, implantada pela Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Trabalho Técnico Social - NTTS vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Para se matricular é preciso cumprir os seguintes requisitos:

1 - Ser morador do Residencial Salvação.
2 - Estar devidamente matriculado na rede de ensino escolar.
3 - Ter entre 8 a 14 anos.
4 - Ter alguma aptidão instrumental.

Para realizar o cadastro, basta o responsável legal da criança ou do adolescente interessado, responder ao formulário que se encontra no seguinte link:

É importante lembrar que as vagas são limitadas, e as inscrições ocorrem até o dia 5 ou até o preenchimento completo das vagas. Inicialmente, os instrumentos musicais, que serão utilizados, na escola Salv'Arte serão:

BLOCO SONORO

O Bloco Sonoro é um instrumento de percussão geralmente feito em plástico ou madeira, que consiste em um bloco oco que pode variar de tamanho e formato conforme a sua afinação. São tocados utilizando uma baqueta de ponta dura e normalmente fazem parte do conjunto de instrumentos da sessão de percussão.

ESCALETA

A escaleta é um aerofone de palhetas livres cuja interface é o teclado, isto quer dizer que o instrumento produz som a partir do movimento do ar, mas que precisa ter suas teclas acionadas para soar. O teclado da escaleta é semelhante ao de outros instrumentos de teclas como piano e sanfona.

CLAVE JATOBÁ

A clave é um instrumento idiofônico de percussão, produzido em madeira jatobá de excelente timbre e ressonância, instrumento muito utilizado na música latina ou em orquestras, tanto para efeito sonoro como para definição de ritmos.

FLAUTA DOCE

As flautas doces utilizadas nas escolas são utilizadas no campo de concertos. A família de flautas doces não é transponível, o que significa que a partitura para uma flauta doce é quase sempre gravada na tecla em que é tocada

VIOLÃO ACÚSTICO

O violão acústico é aquele que possui uma amplificação natural do som. As vibrações produzidas pelas cordas fluem naturalmente pela caixa de ressonância e se propagam pela boca do violão. É muito utilizado em diversos ritmos diferentes e hoje se tornou um instrumento universal.

PANDEIRO MEIA LUA

O pandeiro meia lua é um instrumento de percussão que proporciona uma excelente companhia para voz e violão, rodas de samba, pagode e percussão em geral. Feito em resina abs , com 8 pares de platinelas em Inox.

MARACA DO TIPO EGG

Uma maneira divertida e simples de aprender os fundamentos do ritmo, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros instrumentos de percussão. Para despertar músicos iniciantes, cultivar um senso de ritmo e trazer diversão ao mesmo tempo. O ovo de maracas tem um forte senso de ritmo, não apenas um bom companheiro para percussão, mas também um bom instrumento para acompanhamento.

Para maiores informações sobre as inscrições, os interessados podem entar em contato com o coordenador do Núcleo de Trabalho Técnico Social - NTTS, José Maria Lira.