1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura abre ano letivo inaugurando nova escola para 950 alunos no Residencial Salvação
Prefeitura abre ano letivo inaugurando nova escola para 950 alunos no Residencial Salvação Autor: Agência Santarém

Prefeitura abre ano letivo inaugurando nova escola para 950 alunos no Residencial Salvação

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Grande público prestigiou aula inaugural realizada nesta segunda-feira, 05, na Escola Maria das Graças Lima de Almeida.

Iniciou nesta segunda-feira, 5, o ano letivo 2024 na rede pública municipal. O pontapé de largada foi dado pelo prefeito Nélio Aguiar e pela secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Graças Lima de Almeida, no Residencial Salvação. O educandário, inaugurado em meio a uma grande festa realizada pelos moradores, comunidade escolar e diversas autoridades e lideranças locais, é fruto de reivindicação dos próprios moradores. Acompanharam a comitiva o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e os secretários Emir Aguiar (Semg), Jean Murilo (Semurb), Daniel Simões (Seminfra), Ezequiel Aquino (Semjel), João Paiva (Semma), Albino Luciano (Semsa), Marcos Alexandre (SMT), Adson Wender (Semc), Paulo Jesus (Administração), Tadeu Cunha (Chefe de Gainete), Alberto Portela (Relações Institucionais - Semg), e os vereadores Josafá Gonçalves, Erasmo Maia, Didi Feleol e Sergio Pereira.

Sensível ao apelo, o prefeito Nélio Aguiar prometeu e cumpriu entregando à comunidade uma bela escola com 12 salas de aula, bloco administrativo com salas da diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de AEE, sala pedagógica, biblioteca e sala de informática. E ainda, bloco de serviço com cozinha, depósito de alimentos, depósito de limpeza, refeitório, banheiros infantis, banheiros para PNE e banheiros de uso comum. A escola conta ainda com a construção de um reservatório elevado e de um campo de areia. Um investimento de R$ 3.780.688,34 para atender, inicialmente, os 950 alunos já matriculados.

A gestora da escola, professora Melisa Almeida (filha da patrona) agradeceu aos autores do projeto de construção da escola.

"Viemos aqui, com todo reconhecimento que temos, para honrar aos principais autores deste maravilhoso projeto que um dia foi sonhado, foi estudado, planejado, e hoje se torna real, o nosso bairro que antes era somente um programa social de política pública habitacional, construído sem nenhum tipo de equipamento público, atualmente encontra-se entre as áreas bem mais assistidas em termos de educação, portanto, queremos destacar a construção da escola municipal Maria das Graças Almeida, que atenderá crianças e adolescentes do ensino fundamental (novos e veteranos já matriculados na rede) dando assistência aos bairros do Juá e Salvação, pois o que era sonho, agora é uma realidade para toda a comunidade escolar”, ressaltou Melisa.

Ano letivo 2024

Esse ano, a rede municipal contará com cerca de 63 mil alunos matriculados divididos em 404 escolas e unidades infantis (Umeis e Cemeis). Só a área urbana concentra mais de 32 mil alunos em 60 escolas na cidade e mais de 1 mil profissionais entre professores de Pré I, Pré II, do 1º ao 9º ano, de educação física, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos laboratórios de informática e instrutores de música.

 

São mais de 3 mil novas vagas ofertadas nas escolas e unidades de educação infantil. Destas, 1.800 matrículas são de tempo integral.

 

As atividades do primeiro semestre começaram hoje, dia 05/02, e seguem até 28 de junho. O segundo semestre começa dia 1º de agosto e segue até 19 de dezembro quando encerra o ano letivo.

O calendário escolar desse ano terá apenas quatro sábados letivos (11/05, 08/06, 10/08 e 05/10) e oito feriados (13/02 – carnaval; 29/03 - sexta-feira santa; 01/01 – Dia do Trabalho; 30/05 – Corpus Christi; 15/08 – Adesão do Pará; 15/10 – Dia do Professor; 28/10 – Dia do Servidor Público; 15/11 – Proclamação da República).

A secretária municipal de Educação Maria José Maia destacou a reconstrução da rede física em todas as regiões (rios, planalto, cidade). A qualificação dos profissionais e a valorização profissional. Maia desejou sucesso aos cerca de 63 mil alunos matriculados e, também, aos 6.067 servidores da Semed e aos profissionais das 404 unidades educacionais, incluindo as 46 unidades de educação infantil do município.

"Além das três mil novas vagas na rede municipal, nós também pactuamos para esse ano 1.800 matrículas de tempo integral, sendo 800 só na educação infantil, então, teremos um ano de muitos desafios sim, mas estamos trabalhando para atender a todos da melhor forma possível e para todos os dias, ao longo desses 200 dias letivos, as palavras de ordem são amabilidade, resiliência emocional, prudência, compromisso e abertura ao novo, todos temos o que vivenciar o dia de hoje, mas com o compromisso de melhorar as nossas ações a cada dia, um bom ano letivo a todos”.

O prefeito Nélio Aguiar destacou três momentos marcantes nessa data de hoje.

“O fundamental na educação dos nossos filhos, essa responsabilidade deve ser conjunta, nós [governo] estamos para apoiar, para oferecer condições, mas os pais não podem ser ausentes, têm que estar presente acompanhando os filhos no processo de aprendizagem. O segundo momento marcante é o de homenagem, nós hoje estamos prestando essa homenagem a uma grande profissional da educação, Profª Maria das Graças Lima de Almeida, uma justa e merecida homenagem, e o terceiro momento é o de realização de sonho, entramos aqui em 2017 com esse grande desafio já que aqui não tinha escola, não tinha creche, não tinha UBS e nós corremos atrás desses equipamentos públicos, essenciais para todos, e conseguimos realizar esses sonhos, aqui entregamos a maior e mais bonita UBS de Santarém, entregamos em agosto passado uma bela creche que já está funcionado e acolhendo nossas crianças e hoje nós estamos aqui, junto com vocês, realizando mais esse sonho, entregando essa bela escola com R$ 3,7 milhões de investimento e juntos vamos construir um futuro cada vez melhor e mais brilhante para nossas crianças".

Sobre a professora que dá nome à escola

O Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal em novembro de 2023, de autoria do vereador Júnior Tapajós, determinou que a nova escola se chamaria Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria das Graças Lima de Almeida.

Uma homenagem à professora Graça, como era conhecida e que deixou um legado de bons serviços prestados à educação do município.

Atuou na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Divisão de Lotação e como professora na Divisão de Apoio, na qual ministrava capacitação para professores, técnicos e secretários. Faleceu em 06 de julho de 2021 por complicações relacionadas à Covid-19.

Galeria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.