3. Educação
  4. Prefeito entrega ginásio da escola Sagrado Coração de Jesus em Alter do Chão
Prefeito entrega ginásio da escola Sagrado Coração de Jesus em Alter do Chão Autor: Agência Santarém

Prefeito entrega ginásio da escola Sagrado Coração de Jesus em Alter do Chão

Ronnie Dantas
Mais de 300 alunos serão beneficiados; o investimento é superior a R$ 1,2 milhão.

Os investimentos em obras na educação do município de Santarém não param. Na tarde desta sexta-feira, 3, o prefeito Nélio Aguiar entregou o ginásio poliesportivo da Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, em Alter do Chão. Além de outras instalações, o ginásio é equipado com vestiário masculino e feminino, além de depósito. O investimento da Prefeitura de Santarém foi  de R$ 1.239.716,13.

A comitiva do prefeito contou com a presença da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o secretário de Governo, Emir Aguiar, o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Erasmo Maia, Alba Leal e Elielton Lira, além de lideranças locais.

A Escola Sagrado Coração de Jesus atende 305 alunos do pré-escolar ao 5º ano. Em 10 anos de atividades (foi inaugurada em novembro de 2012) é a segunda benfeitoria que o educandário recebe da atual gestão. Em 2021, a escola foi contemplada com reforma geral (calçadas, passarela, muro e pintura). Agora, ganha ginásio para dinamizar as atividades físicas e culturais.

A gestora Mara Eleci Garcia Carvalho destacou o papel da escola para a comunidade. Segundo ela, há dez anos o educandário cumpre seu papel de formador.

"A escola serviu e serve à comunidade com o objetivo de construir cidadãos críticos, autônomos, criativos e humanos, que lutem por uma sociedade não excludente, não alienante, promovendo a participação com condições de igualdade a todos que dela façam parte, proporcionando uma aprendizagem de qualidade para a comunidade de Alter do Chão", disse.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, comentou sobre a possibilidade de ampliação do educandário para atender, também, alunos do 6º ao 9º ano.

“A escola Sagrado Coração de Jesus só atende hoje do pré ao 5º ano, mas com o espaço físico que dispõe dá a possibilidade de ampliarmos, uma vez que hoje, em Alter do Chão, temos apenas a escola Antonio de Sousa Pedroso para receber todos os alunos do 6º ao 9º ano e a escola do Sagrado tem estrutura para trabalharmos o ensino fundamental completo. Estamos melhorando a parte física para que haja uma reorganização dos nossos alunos do 6º ao 9º ano entre as duas escolas", explicou Maria José.

A titular da pasta da Educação, também, lembrou que, em Santarém, as escolas acima de 300 alunos e que alcançam a população nível 2 recebem um professor de Educação Física para trabalhar com as crianças do 1º ao 5º ano.

"Ressalta-se que não há nenhuma obrigatoriedade para a contratação desse profissional, porém, o prefeito Nélio, por vontade política, no sentido de atender melhor as crianças dessa faixa etária, autorizou a lotação de professores de Educação Física a fim de acompanharem as atividades dessa disciplina nas escolas. É o caso da escola Sagrado Coração de Jesus que terá um professor [devidamente apresentado pela secretária da Semed] para atuar no educandário", informa a secretária de Educação.

O secretário Regional de Governo, José Maria Tapajós, parabenizou a comunidade escolar pelo novo ginásio e citou a importância da parceria com o Governo do Estado na concretização de obras para Santarém.

“Quero aqui registrar a parceria do governador Helder com o prefeito Nélio que muito tem contribuído e irá contribuir cada vez mais em busca de grandes projetos, de grandes realizações para a população de Santarém".

O prefeito Nélio afirmou que o ginásio da escola é parte de um conjunto de obras já entregues pela gestão e de outras que estão sendo projetadas para Alter do Chão.

“Ontem mesmo, estivemos eu e o deputado federal Henderson Pinto com o governador Helder entregando o projeto do Lago dos Botos e vamos ficar acompanhando para que ainda esse ano a gente possa dar início a obra e, quem sabe, até o final do nosso mandado no ano que vem, possamos entregar em definitivo um espaço apropriado pra gente fazer não apenas o Çairé, mas, também, outros eventos culturais aqui em Alter do Chão", informou o prefeito.

O gestor relembrou outras obras já entregues à comunidade pela atual gestão.

“Aqui, já entregamos uma academia ao ar livre, trouxemos a iluminação em led, fortalecemos o transporte escolar, reformamos e ampliamos a escola Sagrado Coração de Jesus que hoje recebe essa linda quadra coberta, já entregamos o Cemei, já entregamos a reforma da escola Antonio de Sousa Pedroso, que também ganhou quadra coberta, entregamos aqui a Unidade Básica de Saúde e a reforma da UBS 24h,  entregamos uma ambulância nova para a UBS, doamos o terreno para construção do quartel do Corpo de Bombeiros, entregamos o CRAS de Alter do Chão, iniciamos o asfalto de Alter do Chão para o Pindobal, falta avançar e a gente tá trabalhando para que em breve o asfalto chegue ao Pindobal, intensificamos a limpeza pública da Vila com coleta de lixo e ainda esse mês estaremos voltando aqui para entregar uma subestação específica para atender a demanda daqui de Alter do Chão, viabilizando o turismo e a economia. Enfim, vamos continuar entregando obras para que Alter do Chão possa crescer e se desenvolver ainda mais”, disse o gestor.

Ao final, três apresentações feitas pelos alunos, um louvor, um carimbó paródia com o tema  ‘trabalho infantil’ e outra em homenagem ao Dia da Mulher marcaram o dia festivo da escola.