Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (4), no auditório da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar acompanhado da Primeira Dama Celsa Brito assinou a Ordem de Serviço (OS) para construção, reforma e ampliação de 19 escolas da rede municipal localizadas na região do planalto santareno.
Os recursos, na ordem de R$17.318.000,00 (dezessete milhões, trezentos e dezoito mil reais), são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As empresas contratadas terão cinco meses para concluir as obras.
O ato contou com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva e dos secretários Emir Aguiar (Administração e Governo), Luis Alberto Pixica (Cultura), Josilene Pinto (Finanças), Ezequiel Aquino (Semjel) e Sandra Santana (Semtras), e do vereador Erasmo Maia.
Os presidentes de algumas comunidades que serão contempladas com as obras também prestigiaram o momento como Valdenis dos Santos, da comunidade João Pereira; Charles Araujo, do Quilombo Nova Vista do Ituqui; Erson Branco, comunidade Caranazal/Alter do Chão e Jorge Lira, do Irurama.
A secretária de Educação Maria José Maia da Silva destacou o volume de obras em execução e em processo de licitação para os próximos meses. Desde o início do ano, a prefeitura já liberou Ordem de Serviço para sete Unidades de Educação Infantil (Umeis), 18 poços artesianos, sete ginásios e 11 quadras cobertas, e 10 escolas na região de várzea.
Maia informou ainda que brevemente a prefeitura deverá publicar OS para 12 Centros de Educação Infantil (Cemeis). Segundo a secretária, com mais as planilhas de escolas da zona urbana e da região de rios Arapiuns, Tapajós e Lago Grande, que deverá sair até final de maio; são mais de 100 obras em execução ou em processo de licitação.
“São mais de 100 obras visando a melhoria da estrutura de nossa rede. Sabemos que a estrutura física não é mais importante que a estrutura pedagógica, no entanto, queremos ver nossos alunos bem atendidos e acomodados, com alimentação escolar, com transporte de qualidade, com todo atendimento necessário à sua aprendizagem. Esse é o principal foco e objetivo da Secretaria Municipal de Educação”, disse a titular da pasta.
O prefeito Nélio Aguiar ressaltou o compromisso da gestão municipal com a educação e lembrou, por exemplo, que dos 144 municípios paraenses apenas cinco, à exemplo de Santarém, estão pagando o piso nacional dos professores.
“Nós fazemos isso porque temos um compromisso com a educação. Nós valorizamos vocês, professores. Pagamos o maior rateio da história de Santarém no final do ano passado, isso é compromisso com vocês, compromisso com a educação porque sou grato a ela”, disse o prefeito.
Nélio ainda garantiu que não faltarão recursos para continuar fazendo obras pela educação. No último sábado (2), o gestor anunciou que a prefeitura conseguiu reaver um valor de R$270 milhões de reais do chamado precatório da dívida da União, uma verba que deixou de ser repassada pelo antigo Fundeb. Esse valor será repassado ao município em três parcelas e será investido na educação.
“Estamos muito felizes em compartilhar isso com vocês e agora vamos avançar ainda mais na qualidade da educação em Santarém”, finalizou o prefeito.
Confira a lista das 19 escolas contempladas:
1- São João – Tipizal
2- Boa Ventura Queiroz – São Braz
3- Cristo Rei – Com. Diamantino
4- Francisco Pereira Chaves – Boa Esperança
5- Irmã Dorothy – Com. Caranazal
6- Santa Cruz – Diamantino
7- São Marcos – Com. Secretaria
8- Tereza Neuma – Tabocal
9- Nossa Senhora das Graças – Nova Vista
10- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Santa Cruz
11- Santo Inácio – João Pereira
12- Nova Vitória – Bueru
13- Nova Esperança – Nova Esperança
14- São Francisco – Ponte Alta
15- Bela Vista – Corta Corda
16- São Francisco – Igarapé Açu
17- Maria do Rosário Barbosa - Irurama
18- São Jorge – São Jorge
19- São José I – São José I