A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar, realizou na última sexta-feira (19), mais um ronda escolar.
Desta vez, quem recebeu as orientações foram os alunos e moradores da comunidade Fé em Deus, na região do rio Maró, no Arapiuns.
A guarnição da Polícia Militar foi composta pelos sargentos Glauber, Airon, P. Silva e Bergue.
O Policiamento Comunitário Escolar é uma ação preventiva da PM na área de abrangência do Comando de Policiamento Regional (CPR-I).
Durante a ação, que se deu por meio de uma reunião na Escola Nossa Senhora das Graças, com comunitários, pais, professores, colaboradores e alunos foram abordados os seguintes assuntos como a rede de proteção à crianças e adolescentes, canais de denúncias e esclarecimentos, valorização da família, resgate da autoridade no lar e busca pela espiritualidade. Além do debate sobre o consumo de drogas na infância e na juventude, os tipos de violência e o dever e a responsabilidade de cuidar, alimentar, matricular e acompanhar os filhos.
Legenda da foto: A comunidade esteve atenta às orientações.
O sargento Airon informou que o trabalho realizado na região de rios pela Polícia Miliar ao comando do Cel. Maués, comandante do CPR-I, em integração com Secretaria Municipal de Educação visa fortalecer os vínculos familiares, a comunidade escolar.
“A Polícia Militar ela tá integrada nesse contexto. Há situações que precisamos agir juntos com o Conselho Tutelar, com as delegacias, com os juízes da Vara da Infância e Juventude porque precisamos assegurar a todos um ambiente agradável para que tenham melhor qualidade de vida e um sistema educativo mais desenvolvido para a criança e assim ela possa aprender a exercer a cidadania”.
Para o policial, a integração fortalece os vínculos familiares.
“Essa integração entre escola, comunidade e nós, profissionais da segurança pública, fortalece esses vínculos familiares e aproxima pais, professores e alunos e essa parceria tem se mostrado muito qualitativa, o retorno desse trabalho preventivo é maravilhoso e é importante continuar fortalecendo esses vínculos, buscando parcerias para que nossos objetivos sejam alcançados”, completou.
Legenda da foto: As orientações se deram por meio de uma roda de conversa, informal e descontraída.
O assessor da Semed na região de rios, Nilton Araújo, destacou a parceria. Segundo ele o principal objetivo é levar aos pais a entenderem a importância deles (pais) no acompanhamento escolar dos filhos.
“A parceria com a ronda escolar da PM é muito gratificante porque eles fazem esse trabalho de conscientização junto à comunidade em relação a vários temas como drogas, prostituição, violência, e isso faz com que os pais fiquem alertas para evitar problemas futuros com seus filhos”, disse Nilton.
Além da ronda escolar, a Secretaria de Educação conta com outra parceria da Polícia Militar por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que trabalha com alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública, estratégias preventivas a partir do uso de técnicas pedagógicas inseridas nas disciplinas da grade curricular.