3. Educação
  4. Parceria entre Semed e Detran oferta curso de capacitação para profissionais da educação
Parceria entre Semed e Detran oferta curso de capacitação para profissionais da educação Autor: Ascom Semed

Ronnie Dantas
Participantes atuarão como multiplicadores de informações por meio de ação educativa, visando maior segurança no trânsito.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na próxima semana, de 17 a 20 de abril, um curso de capacitação denominado "Multiplicadores de educação para a segurança no trânsito".

O curso será realizado pela manhã, no auditório da Semed, direcionado para gestores de escolas, docentes, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. O objetivo é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores de informações, que possibilitem mitigar e/ou elidir, por meio de ação educativa, os erros intencionais dos seres humanos, coibindo comportamentos de risco à promoção da segurança no trânsito.

A atividade terá como instrutor mediador o agente de Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Carlos Nascimento.

O curso terá nove módulos, abordando diversos temas como: Conhecendo o Sistema Nacional de Trânsito, Normas de Circulação e Conduta, A linguagem no trânsito e mobilidade urbana, Causas e consequências do acidente de transito, entre outros.

Mara Nicolau, responsável pelo curso na Semed, explicou como se dará a atividade.

“As escolas participantes serão disseminadoras da educação para a segurança no trânsito. Foram escolhidas 15 escolas, quatro Unidades de Educação Infantil e mais o grupo de pedagogos que atuam no G10 (Grupo Nota 10) da Semed, que também irão repassar o conteúdo nas escolas onde atuam fazendo acompanhamento. Além disso, haverá um treinamento aos participantes sobre como fazer o repasse do conteúdo nas escolas”, destacou Mara Nicolau.

Na quinta-feira (20), o encerramento do curso será com uma blitz em frente à Semed. A blitz será realizada em parceria com o Detran, SMT, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.

Mara Nicolau informou ainda que durante o mês de maio, por ocasião do Maio Amarelo, as escolas poderão fazer solicitação de cursos, treinamentos e/ou palestras, dentro das escolas, para Detran, SMT, Polícia Militar, SAMU e PRF. Segundo ela, o mês de maio será dedicado para esses eventos alusivos à prevenção nos educandários.

Sobre o ONSV

O Observatório Nacional de Segurança Viária é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. Com esse objetivo, um grupo de profissionais multidisciplinares decidiu reunir todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um único projeto grandioso e desafiador: mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

Os mantenedores sociais são empresas aderentes às práticas de ESG e que acreditam na transformação social por meio da mudança de comportamento no trânsito, a partir das atividades desenvolvidas pelo Observatório.

Curso de capacitação para profissionais da educação

Data: 17 a 20 de abril de 2023

Horário: Pela manhã, de 08h às 12h