3. Educação
  4. Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar forma 27ª turma de alunos Proerd
Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar forma 27ª turma de alunos Proerd Autor: Agência Santarém

Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar forma 27ª turma de alunos Proerd

Ronnie Dantas
Cerca de 700 alunos do 5º ano de 10 escolas municipais foram atendidos neste 2° semestre de 2023

A Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), realizou na tarde de ontem (6) a solenidade de formatura da 27ª turma de alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O evento, realizado na Igreja da Paz Church Central, na avenida Borges leal, bairro Aparecida, contou com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do Comandante do CPR-I, Cel. QOPM Tarcísio Morais da Costa e outras autoridades civis e militares, além da equipe escolar e familiares.

Neste segundo semestre, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, currículo do 5º ano “Caindo na real”, baseia-se no modelo de tomada de decisão Proerd afim de que as crianças e os adolescentes possam fazer escolhas responsáveis, tornando-os seguros e confiantes diante de situações de risco.

Ao todo, 10 escolas municipais participaram, sendo 8 da grande área do Santarenzinho (Olindo Neves,  União Libertadora,   Eilah Gentil,  Wilson Fonseca,  Aldo Ferreira,  Dom Lino Wombommel,  Santa Luzia e  Ecila Nobre) e 2 da região do Eixo Forte (Boa Ventura Queiroz/São Braz)  e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Cucurunã).

Os alunos formandos fizeram juramento perante a sociedade de se manterem longe das drogas e não praticar a violência.

“É um a experiência única para nossos alunos sabendo que eles vão levar esses conhecimentos pra vida e repassar para seus colegas e familiares os ensinamentos do Proerd e para nós como Semed o evento foi maravilhoso e só tenho que agradecer à todos que apoiaram o evento”, destacou Mara Nicolau, que lidera o Programa na Secretaria.

Este é programa da Policia Militar do Pará que tem por finalidade a prevenção primária, aumentando os fatores de proteção das crianças com a informação para que diminuam os fatores de risco, ressaltou o Comandante do CPR-I, Cel. Tarcísio Moraes.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva lembrou que o Proerd é um Programa que atua em regime de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Semed e Polícia Militar.

“Prevenir é melhor que remediar e esse é o propósito do Programa, preparar as crianças para resistirem às mazelas impostas pela sociedade no dia a dia, a criança, com essa conscientização estará melhor preparada para enfrentar esses problemas. Além disso, essas crianças agora serão multiplicadoras dessa mensagem pra suas famílias, pra sociedade e, sobretudo, nas suas escolas”, finalizou.