3. Educação
  4. Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar distribui 500 cartilhas do Proerd para alunos da rede municipal
Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar distribui 500 cartilhas do Proerd para alunos da rede municipal Autor: Divulgação Semed

Ronnie Dantas
As cartilhas irão favorecer o entendimento nas aulas sobre o Programa de Resistencia às Drogas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar do Pará (PM-PA), iniciou a distribuição de 500 cartilhas para alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino. As cartilhas, currículo do 5º ano Caindo na Real, fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 018/2021 assinado entre município e a PM, por meio do Comando de Policiamento Regional (CPR-I). Elas irão favorecer o desenvolvimento das aulas do Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd).

Essas cartilhas serão distribuídas para nove escolas da área urbana e uma da região de planalto. Ao todo, 451 crianças que estão participando dessa edição do Proerd serão beneficiadas.

"Nós já fizemos um projeto piloto no planalto, que deu muito certo, e agora estamos encerrando uma outra etapa cuja formatura está marcada para o próximo dia 28 de junho para essas crianças das 10 escolas da grande área do Maicá; no dia 20 serão entregues as camisetas, que também fazem parte do acordo”, ressaltou Mara Nicolau, coordenadora de Programas da Semed.

De acordo com o comandante do CPR-I, Coronel QOPM Tarcísio Morais da Costa, trata-se de um programa de prevenção primária aproximando e fortalecendo o diálogo na escola, família e Polícia Militar.

"Esta parceria com a Prefeitura, através da Semed, é uma junção de forças para que as crianças recebam a informação quanto às consequências do uso de drogas e valorizem as suas vidas. Estas cartilhas possuem 10 lições com a finalidade de fornecer ferramentas de resistência às drogas, assim como não praticar a violência. O currículo baseia-se no Modelo de Tomada de Decisão Proerd, afim de que as crianças e os adolescentes possam fazer escolhas responsáveis, tornando-os seguros e confiantes diante de situações de risco", explicou o militar.

"Nós temos esse termo de cooperação técnica com a Polícia Militar para que nossos alunos tenham acesso ao Programa Educacional de Resistencia às Drogas, o Proerd, que, creio eu, sendo trabalhado na infância, no Fundamental I, é super importante na questão da consciência. É tão necessário se trabalhar desde a infância pra que o aluno vá criando essa consciência da preservação, sobretudo, da vida dele e nós somos felizes por termos essa parceria com a Polícia Militar, onde nossas escolas têm a oportunidade de dar às crianças do 5º ano esse conhecimento a mais no aprendizado”, disse a secretária de Educação, Maria José Maia.

A titular da Semed informou, ainda, que devido à questão da segurança nas escolas, a Secretaria solicitou à PM que um número maior de alunos sejam atendidos por semestre pelo programa Proerd, o que depende de um efetivo maior por parte da Policia Militar.

Ainda conforme Maria José Maia, se dependesse da Semed e das escolas, todas seriam atendidas pelo Proerd. “Devido a questões de vulnerabilidade impostas pela sociedade a criança tem que estar preparada e, nesse sentido, a família também pode nos ajudar”, frizou.