A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Projeto Escola D’Água entregou na manhã desta sexta-feira (28), 26 estações de lavagem das mãos para serem implantadas nas escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade, também foram entregues máscaras KR95 para professores e máscaras reutilizáveis para estudantes.
A entrega ocorreu de forma simbólica na Escola do Parque e contou com a presença do secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus que representou o prefeito Nélio Aguiar, da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do secretário de Esporte e Lazer Ezequiel Aquino, do Chefe de Gabinete do executivo municipal Alberto Portela e dos vereadores Josafá Gonçalves e Elielton Lira.
A parceria entre a Prefeitura de Santarém/Semed e o Projeto Escola D’Água iniciou em 2014 e desde então já atuou em 45 escolas-polo da rede municipal nas regiões de rios, planalto e cidade.
De acordo com a coordenadora do Projeto Escola D’Água, professora Lucineide Pinheiro, a entrega marca o encerramento da quarta etapa do projeto.
Legenda da foto: Lucineide Pinheiro, coordenadora do projeto
“Estamos encerrando hoje a quarta etapa do projeto que vai beneficiar diretamente 2.302 alunos e 126 professores. Vamos começar uma outra etapa a partir do mês de março já em um outro formato. Agradecemos muito as escolas parceiras e, inclusive ampliaram as unidades que colaboram com o projeto”, disse Pinheiro.
Ao todo, 37 estações de lavagem das mãos serão distribuídas. A fim de evitar aglomeração, apenas 26 foram entregues hoje, aos diretores das escolas contempladas.
Legenda da foto: Titular da Semed, Maria José Maia
A secretária de Educação Maria José Maia da Silva destacou o valor que o projeto tem para a saúde das crianças. “A gente quer destacar a importância desse projeto que iniciou conosco em 2014, foi se expandindo e hoje grande parte de nossas escolas trabalham com o Projeto Escola D’Água cuja filosofia é criar nas crianças uma consciência ambiental, de preservação da natureza, e com o Projeto conseguimos atingir melhor este objetivo. Hoje, estamos aqui com a professora Lucineide Pinheiro que é a idealizadora do Projeto entregando mais 26 estações de lavagem das mãos, que sobretudo em tempos de pandemia é super importante”, disse a gestora da educação.
Foram entregues ainda 20 filtros para os alunos embaixadores das águas utilizarem em casa.
Sobre o Projeto Escola D’Água
O projeto Escola d’Água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém no ano de 2014, com apoio de várias instituições, entre elas a Prefeitura de Santarém. Visa a formação de crianças e professores para a promoção da sustentabilidade ambiental, a promoção de ações individuais e coletivas de cuidados com a água do planeta, pensando e agindo de forma global e local, seguindo a premissa de que “quem quiser mudar o mundo comece mudando a si mesmo”. O foco é a capacitação de crianças e professores de escolas municipais de ensino fundamental, localizadas próximas ou às margens de um curso d’água (rio, igarapé, lago ou nascente).
As escolas contempladas nesta etapa foram:
Região de várzea
Escola São José Ituqui – Quilombo
Escola São José I – Ituqui
Escola São Raimundo Ituqui – Quilombo
Escola São Sebastiao – Ituqui
Esc. Nossa Senhora das Graças – Igarapé da Praia
Esc. Nossa Senhora das Graças – Nova Vista Ituqui
Escola Vinte de Julho – Tapará
Escola Almerindo Sá Ferreira – Tapará
Escola São Sebastiao - Aracampina
Escola São Benedito – Costa do Tapará
Escola São José – Picacaoera de Baixo
Escola Santa Cruz – Arapiranga
Escola Santa Terezinha – Aritapera
Escola Odorico Liberal – Aritapera
Escola São Sebastiao – Carariacá
Escola Santíssima Trindade – Centro do Aritapera
Escola Felipe Picanço – Campos Aramanaí
Região do Arapiuns
Escola Santa Cruz – Arapiranga
Escola São Domingos – Nova Sociedade
Escola Nossa Senhora de Fátima – Anã
Região de planalto
Escola São Tomé – São Pedro/Eixo Forte
Escola Helena da S. Mafra – Ponta de Pedras
Escola Santa Rosa – Santa Rosa
Região Urbana
Escola Deuzuita Freire – Área Verde
Escola São José Operário – São José Operário