3. Educação
  4. Em parceria com a Semed, edição comemorativa do livro 'Guerreiros da Amazônia' é lançada em Santarém
Em parceria com a Semed, edição comemorativa do livro 'Guerreiros da Amazônia' é lançada em Santarém Autor: Divulgação Semed

Ronnie Dantas
A programação conta com doação de livros, rodas de conversa com alunos e professores.

Em parceria com o autor Ronaldo Barcelos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu o lançamento da premiada trilogia “Amazon-Guerreiros da Amazônia”. O lançamento ocorreu no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy, na segunda-feira, 22, e contou com a presença de cerca de 150 estudantes de cinco escolas da rede municipal: Rotary, Fluminense, Maria Amália, Helena Lisboa e Brigadeiro Eduardo Gomes, além do autor e da assessora de Ensino da Semed Jéssica Ninas, que representou a Semed.

Na oportunidade, Ronaldo Barcelos realizou a doação de 400 livros e 600 capas de super-heróis confeccionadas com microcápsulas de biorepelente aos alunos. A edição comemorativa de 25 anos ganhou uma versão especial e conta com muitos recursos visuais, QR-Code e muito mais.

O escritor esteve em Santarém em 2017. Ele define sua volta à região do Baixo Amazonas como um retorno às origens.

"Estar lançando esse livro em Santarém é uma alegria enorme pra mim. Pela primeira vez estamos em parceria com a Secretaria de Educação o que nos permitiu mandar um livro para cada escola aqui na cidade, plantando uma sementinha dos Guerreiros", disse o autor.

Barcelos explicou que a ideia do livro era escrever uma história de diversão e educação com super-heróis que defendessem a floresta com encantamento e emoção, além de acrescentar o conteúdo educacional para que crianças e professores pudessem gostar e, assim, incentivar de forma lúdica a leitura.

O lançamento dessa edição especial comemorativa contou com uma tiragem de três mil exemplares. Ao todo, o autor já doou mais de 25 mil livros para as escolas na Amazônia e mais de 250 mil e-books. Além disso, todo o material do livro e outras obras do autor estão disponíveis na internet, no site https://guerreirosdaamazonia.com.br

“Na verdade, isso foi um presente que a Semed ganhou, a oportunidade de trazer literatura para os nossos alunos e uma literatura que valorize nossa cultura não é em todo lugar que a gente encontra e quando a gente encontra alguém disponível para doar materiais para o município, trazendo uma literatura que valoriza nossas raízes, não podemos deixar passar essas oportunidades”, justificou Jéssica Ninas.

A assessora de ensino da Semed agradece a parceria entre o Guerreiros da Amazônia e Secretaria de Educação. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de conhecer, ver e vivenciar não só a literatura, como também conhecer o autor e, quem sabe, se inspirarem a também construir algo relacionado à literatura amazônica.

Parceria

Atualmente, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), responsável por viabilizar a logística de entrega do material a todas as instituições de ensino da rede municipal. A programação é vasta, com rodas de conversa, doações de livros e conta ainda com um evento especial para 600 alunos na Escola de Artes, durante os dias 22, 23 e 24 de maio.

Nesta terça-feira (23), alunos de outras cinco escolas da rede municipal participam do lançamento.

Desde 1998, o projeto cumpre o importante papel de difundir, divertir, educar, impactar e aproximar a floresta do coração de milhões de crianças. Todo o conteúdo produzido está disponibilizado gratuitamente no site: https://guerreirosdaamazonia.com.br livros em PDF, manuais do professor, desenhos animados produzidos em parceria com MEC e músicas podem ser baixados e assistidos em computadores, celulares e tablets.

A edição comemorativa é Carbono Neutro. Desde 2013, o projeto faz parte do Programa de Carbono Neutro, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), que compensa energia elétrica, quantidade de papel, tinta, impressão e demais itens do processo de produção que emitem carbono com o plantio de árvores nativas na Reserva do Uatumã, no leste do Amazonas. A obra é a primeira trilogia literária Carbono Neutro do Mundo.