Estão abertas as inscrições para os Cursos de Língua Brasileira de Sinais e Braille (Libras) para o ano de 2025 para servidores públicos municipais. A capacitação está sendo ofertada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Divisão de Educação Especial.
Os interessados podem se inscrever via link até o dia 5 de março (quarta-feira). O curso tem carga horária de 180h, com início dia 7 de março (sexta-feira) e encerramento no mês de setembro de 2025. Os cursos serão ofertados nas Escolas Ezeriel Mônico de Matos, Ubaldo Corrêa, Hilda Mota e Maria de Lourdes.
O coordenador da Divisão de Educação Especial da Semed, Nonato Sousa, explica a importância dos servidores passarem por essa capacitação: "Hoje o grande desafio é encontrar profissionais capacitados que possam atender melhor o nosso público-alvo [estudantes], cuja demanda é crescente. Essa capacitação é essencial para tornar esse processo mais eficaz. A qualidade da educação especial da rede municipal é tamanha, observamos que alunos de escolas particulares saem e migram para escolas municipais", ressalta Nonato.
Os cursos de Libras e Braille promovem a acessibilidade na comunicação com pessoas com deficiências auditivas e visuais, respectivamente. Os métodos são reconhecidos nacionalmente e essenciais para a inclusão social.
A Libras tem uma estrutura gramatical própria, com estruturas de frases e de perguntas diferentes do português. O sistema de comunicação visual-motora utiliza gestos para transmitir ideias e fatos, permitindo a expressão da comunidade surda.
O Braille é um sistema de leitura e escrita tátil para pessoas cegas ou de baixa visão. Composto por pontos em relevo que formam símbolos que equivalem às letras do alfabeto, sendo lido com os dedos de ambas as mãos.