3. Educação
  4. Prefeitura organiza a primeira edição da Feira Municipal de Ciências
Prefeitura organiza a primeira edição da Feira Municipal de Ciências Autor: Arte/CCOM

Prefeitura organiza a primeira edição da Feira Municipal de Ciências

Ronnie Dantas
Regulamento para submissão de projetos de iniciação científica de estudantes da educação básica de Santarém já pode ser acessado.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), prepara para o mês de agosto a primeira edição da Feira Municipal de Ciências. O evento será realizado no dia 11 de agosto, Dia do Estudante, em local ainda a ser definido e tem como público-alvo alunos e professores das escolas públicas (municipais e estaduais).

Entre os objetivos estão: estimular a investigação de caráter científico e tecnológico nas escolas públicas de Santarém; melhorar o ensino e a aprendizagem por meio de conhecimentos científicos e tecnológicos na educação básica; incitar a curiosidade e o desejo de crianças e adolescentes, bem como de professores para construção de projetos de caráter científico nas escolas públicas de Santarém e, ainda, incentivar a participação dos estudantes em feiras escolares, na Feira Municipal, na Fecitba-PA e feiras nacionais.

Cerca de 80 vagas serão disponibilizadas para apresentação dos trabalhos, sendo que as regiões de rios, planalto e urbana terão 20 vagas cada, 10 para a inscrição de projetos dos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e mais 10 vagas para a inscrição de projetos dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de escolas públicas da rede municipal de ensino.

Outras 20 vagas serão disponibilizadas para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino das três regiões (rios, planalto e zona urbana), inclusive as técnicas ou conveniadas.

Acesse para inscrição e submissão de projetos: 📎 https://www.even3.com.br/feira-municipal-de-ciencias-338443/

A assessora de ensino da Semed, Jéssica Ninas, é quem está coordenando a programação. Ela destaca os objetivos e a importância do evento para a Secretaria de Educação.

“Esse é um dos pontos altos do planejamento pedagógico da Semed em 2023, pois investir em uma educação científica é essencial para desenvolvimento de estudantes críticos, curiosos que procurem soluções para os problemas dos mais simples aos mais complexos, buscando melhoria para si e para sua comunidade nas mais diversas áreas como saúde, educação, acessibilidade, entre outras. Portanto, é um meio ativo de intervenção da escola na sociedade”, pontuou Jéssica.

Todo o processo de inscrição, submissão e acompanhamento deverá ser feito exclusivamente pelo endereço eletrônico https://www.even3.com.br/feiramunicipal-de-ciencias-338443 no período indicado no cronograma deste edital.

Os trabalhos selecionados serão apresentados na Feira Municipal, tendo à disposição de cada grupo um estande e uma mesa onde deverão ser organizados os pôsteres e aparatos do trabalho.

Os critérios utilizados pela comissão para a avaliação dos trabalhos durante a exposição serão: atitude investigativa, relevância, domínio e organização do conteúdo, criatividade, organização dos recursos, adequação ao nível escolar e conclusões.

Premiação

Todos os expositores e orientadores receberão certificados de participação no evento. Além disso, serão escolhidos cinco trabalhos para representarem o município de Santarém na Feira Estadual de Ciências do Estado do Pará (Fecitba) em 2023, com base nos critérios estabelecidos no edital (item 10.1-10.5)

Os expositores e professores orientadores dos trabalhos classificados serão agraciados com certificados especiais, troféu, medalhas e inscrição do trabalho na VI Fecitba/PA e I Fecitba/PA Júnior, com todas as despesas de transporte e alimentação por conta da organização da Feira Municipal.

A cerimônia de entrega de premiações está programada para o dia 12 de agosto de 2023.

Confira todas as informações e regulamento do evento no edital: EDITAL DE PUBLICAÇÃO Nº 002/2023 FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS – SANTARÉM 2023 | Portal da Transparência de Santarém (santarem.pa.gov.br)