3. Educação
  4. Com creche no Lago Grande, Prefeitura amplia em 40% a oferta de vagas na educação infantil
Com creche no Lago Grande, Prefeitura amplia em 40% a oferta de vagas na educação infantil Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Unidade no Distrito de Curuai será a primeira entregue pela Prefeitura na região de rios.

Ampliar a oferta da educação infantil nas unidades municipais, garantindo a matrícula de 100% das crianças de 4 a 5 anos de idade até o final de 2025 e ampliar o número de creches para atender, no mínimo 40% do total de crianças de até 3 anos até o final da vigência do Plano Municipal de Educação (PME) 2025. Essas são as duas grandes metas traçadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), via Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI).

Para concretizar o planejamento, a gestão vem trabalhando diuturnamente. Na semana passada, o prefeito Nélio Aguiar esteve no Distrito de Curuai, região do Lago Grande, para uma serie de inaugurações. Na ocasião, o gestor fez uma visita técnica à creche do local: uma obra inédita, pois será a primeira Unidade de Educação Infantil fora da zona urbana.

A unidade do Tipo B, com investimento de R$ 3.777.333,81 contará com espaço administrativo (secretaria, diretoria e sala dos professes), oito salas de aula e sala multiuso, espaço de serviço (cozinha e dispensa) além de playground. O espaço atenderá, inicialmente, cerca de 200 crianças.

Creche na Vila Curuai deve ser entregue em junho.

A obra faz parte de um conjunto de 12 novas creches em construção anunciadas pelo prefeito Nélio Aguiar no ano passado. A primeira do pacote, a Umei do bairro Esperança, foi entregue em janeiro deste ano.

No primeiro semestre deste ano, a creche do Curuai e outras 10 serão entregues. Todas estão com obras em andamento. As novas unidades serão entregues nos bairros Diamantino, Liberdade, Santarenzinho, Maicá, Salvação, Jaderlandia, Mararu, Prainha, Boa Esperança (Planalto), São José (Planalto) e Curuai (Lago Grande). Esta última deve ser inaugurada no mês de junho, durante a programação de aniversário de Santarém.

"Estamos investindo quase R$ 40 milhões [exatos R$ 39.231.902,20] nesse pacote de creches. Com isso, a Prefeitura dá um grande passo na equação de demanda do município em relação à educação infantil. Ao assumirmos a gestão, em 2017, Santarém contava com apenas 32 unidades infantis, sendo 31 Umeis [Unidades de Municipais de Educação Infantil] e apenas um Cemei [Centro Municipal de Educação Infanti]. Hoje, esse número aumentou para 42 unidades, 31 Umeis e 11 Cemeis, com as 12 novas unidades o número saltará para 54, um aumento de 40,74% em relação a 2017", explica o prefeito Nélio Aguiar.

A secretária de Educação, Maria José Maia, informa que o percentual de crianças beneficiadas com as obras aumentou em 26,38%. "Em 2017, eram 4.939 crianças atendidas. Hoje, demos um salto de qualidade. A cobertura da educação infantil em Santarém atende, atualmente, 6.709. Esse resultado vai aumentar ainda com a entrega das novas unidades", garante a secretária.

Outra informação importante é que das 42 unidades em funcionamento no município, apenas sete continuam em prédios alugados. Destas, duas já estão com terrenos desapropriados para construção de prédios próprios. Além disso, o prefeito Nélio Aguiar autorizou e já foi implantada mais uma creche na comunidade Cucurunã, no região do Eixo Forte.