3. Educação
  4. Prefeitura entrega escola Cristo Rei reformada e ampliada
Prefeitura entrega escola Cristo Rei reformada e ampliada Autor: Agência Santarém

Prefeitura entrega escola Cristo Rei reformada e ampliada

Ronnie Dantas
A escola e a quinta obra entregue pela gestão em 2023

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar continua com a maratona de entrega de obras por todas as regiões do município. Na tarde desta quinta-feira (12), o gestor esteve na comunidade Cristo Rei, localizada no km 14 da rodovia Santarém-Curuá-Una, para entrega do educandário local.

A Escola Municipal de Ensino fundamental Cristo Rei, fundada em 1979, foi reformada e ampliada com adaptação de bloco administrativo (secretaria, sala dos professores, sala e sala de informática), adaptação de bloco com três salas de aula e construção de bloco de serviço (cozinha, depósito de merenda e de material de limpeza, refeitórios e banheiros). Um investimento de R$749.048,02 (setecentos e quarente a nove mil, quarenta e oito reais e dois centavos) do governo municipal.

O educandário atende 75 alunos do 1° ao 5° ano do fundamental. Funciona como anexo da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião.

“Esse momento é um grande presente para todos nós, para a escola e para a comunidade Cristo Rei também, porque isso foi uma conquista, um sonho realizado, nós passamos por momentos difíceis, nossa escola era muito pequena, de duas salas, não atendia a demanda, num mesmo espaço a gente atendia cozinha, secretaria, era pra tudo, e hoje nós temos esse novo espaço pra atender nossos alunos com mais dignidade, então só gratidão por tudo”, disse a gestora da escola Cristo Rei Lucenilda Maria Corrêa Lopes.

A comunidade escolar festejou a entrega da obra. “A nossa comunidade se sente lisonjeada por esse patrimônio, por esse presente aos alunos da nossa escola, aproveito para agradecer ao prefeito, à secretária e as parcerias conseguidas ao longo dessa jornada”, disse Diego Sousa, representante da comunidade.

É a segunda obra que a escola recebe nesta gestão. Em 2019, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Santarém e a então Fundação Norte Americana Hefy (hoje denominada HXP) a escola recebeu ampliação do espaço físico com refeitório, salas de aula e espaço para convivência. Com a reforma, esses espaços foram substituídos por outros maiores e com mais comodidade.

A Secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, parabenizou a comunidade pelo novo espaço e anunciou novas conquistas para a educação,

“Nada melhor do que uma boa estrutura física pra gente trabalhar, já temos todo um potencial pedagógico e, às vezes, ficamos frustrados diante de uma realidade que não é tão aconchegante, promissora para se trabalhar com nossos alunos, mas aqui eu conheço os profissionais dessa escola e sei do compromisso de cada e por isso fica aqui nosso respeito e o nosso agradecimento a todos”, disse a gestora da educação.

A secretária também autorizou a chegada de cinco novos computadores para a sala de informática da escola com direito a uma professora já destacada para fazer a monitoria.

Por ser escola com PDDE Campo (Programa Dinheiro Direto na Escola), a Semed também fez a aquisição e repassou para a escola três televisores para acompanhamento e desenvolvimento de programas do Governo Federal.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a sua maior satisfação como gestor é entregar obras na educação. “Estamos executando o maior projeto de investimento já recebido pela educação santarena. São escolas reformadas, construídas ou ampliadas. Trocamos todo o mobiliário escolar das unidades, além de valorizar o professor com pagamento do piso nacional e todos os profissionais da educação com salário em dia e dentro do mês trabalhado. Sinto-me honrado, pois investir na educação é construir o nosso futuro”, disse Nélio Aguiar.

No final, os alunos da escola agradeceram pela obra recebida com a leitura de uma mensagem e muito carimbó.

“Queremos parabenizar e agradecer a Vossa Excelência, Prefeito Nélio Aguiar e a toda sua equipe por atender esse anseio da comunidade, dos pais, professores e funcionários que aqui trabalham [...]

[...] Muito obrigado por acreditar nesse espaço, no qual temos mais de 70 alunos assistidos. Em nenhum momento, mesmo não podendo nos tocar, ninguém largou a mão de ninguém. Nossa eterna gratidão!”, dizia um trecho do agradecimento feito pelo aluno Artur Guilherme Almeida.

Acompanharam a comitiva além do Prefeito Nélio e da Secretária Maria José Maia, os vereadores Alba Leal, Erasmo Maia, Elielton Lira e Andreo Rasera e os Secretários de Governo Emir Aguiar e Ezequiel Aquino.

Mais obras entregues

Cristo Rei foi a segunda escola reformada, ampliada e entregue. Com ela somam cinco as obras inauguradas pela gestão em 12 dias de governo em 2023.

• Ginásio da Escolas N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Cucurunã
  • Ginásio da escola João Bianor, no Maicá
  • Umei Esperança, bairro da Esperança
  • Escola N. Sra do Perpétuo Socorro/Com. Santa Cruz
  • Escola Cristo Rei/Com. Cristo Rei.

Os investimentos nessas cinco obras já somam R$6.007.324,87 (seis milhões, sete mil, trezentos e vinte e quatro reais e oitenta e sete centavos).

Nesta sexta (13), a Prefeitura inaugura a escola São Marcos, na comunidade Secretaria, no km 35 da rodovia Santarém Curuá-Una.