3. Educação
  4. Escola do Parque e escolas municipais realizam culminância de atividades sobre educação ambiental desenvolvidas em 2022
Escola do Parque e escolas municipais realizam culminância de atividades sobre educação ambiental desenvolvidas em 2022 Autor: Ronaldo Ferreira

Ronnie Dantas
A atividade “Educação Ambiental com Arte” reuniu alunos e professores de sete escolas do total de 17 que fazem parte do projeto

Com o objetivo de reunir os atores e protagonistas das ações ambientais desenvolvidas ao longo do ano corrente envolvendo gestores, técnicos, professores, educadores ambientais, estudantes e familiares, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Escola Complementar de Educação Ambiental – Escola do Parque, promoveu na manhã desta quarta-feira (14), a culminância das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em 2022, em parceria com escolas da rede municipal.

A ação intitulada “Educação Ambiental com arte” promoveu a troca de experiências a partir da socialização de ações de educação ambiental desenvolvida por alunos e professores de sete escolas da rede municipal de ensino e professores da Escola do Parque. Diversas apresentações culturais e exposição de projetos foram realizadas. Ao todo, 17 escolas fazem parte do Projeto “Educação Ambiental, ensinando valores, transformando atitudes”.

Danças, música e apresentação de projetos foram destaque. Foto: Ronaldo Ferreira.

O evento contou com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, da coordenadora da Escola do Parque Raimunda da Silva Ferreira, da assessora de ensino da Semed Jéssica Ninas, do coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) Geremias Santos, da Gestora da Escola Cesar Simões Ramalheiros Alcira da Silva representando os demais gestores e do aluno Miguel Oliveira de Sousa, do 9º ano da escola Rotary representando a classe.

A Banda Musical da Escola Ubaldo Correa abriu a programação com a execução do hino nacional brasileiro.

De acordo com estatísticas apresentadas pela coordenação a Escola do Parque atendeu em 2022, 1.879 alunos da rede municipal e outras 1.861 pessoas de outras instituições. Em relação às escolas, foram 39 municipais, 6 estaduais e 17 de outras instituições atendidas pela unidade.

Alunos de 7 escolas municipais participaram. Foto: Ronaldo Ferreira.

A Escola do Parque também doou mais de 11 mil mudas de plantas (11.517). Destas, mais de 3 mil (3.586) foram produzidas no viveiro do parque. Outras 7.391 mudas foram doadas pelo Projeto Baderna, da Ufopa (projeto parceiro).

A Escola Complementar de Educação Ambiental ainda fez a coleta de 1.338 sacolinhas plásticas.

A coordenadora da Escola do Parque, Raimunda da Silva Ferreira, avaliou como positivo o ano de 2022.

“Foi um ano muito positivo, com grandes realizações através do nosso trabalho de educação ambiental e quando a gente vê a participação dos alunos apresentando os projetos, detectando os problemas ambientais das escolas e a partir daí elaborando projetos, traçando soluções pra tentar resolver esses problemas que a gente fica feliz pois percebe que esse aluno já tem uma consciência voltada aos problemas ambientais, isso pra nós é gratificante e eu só tenho a agradecer à Deus por esses momentos”, disse a gestora do Parque.

Raimunda Silva fez um balanço das atividades realizadas ao longo do ano. Foto: Ronaldo Ferreira.

Ainda segundo ela, para 2023, a Escola do Parque promete inovar ainda mais na proposta pedagógica sobre educação ambiental nos projetos sobre horta, compostagem, produção de mudas no viveiro, projeto de resíduos sólidos, entre outros.

“A consciência ambiental dos nossos alunos é necessária para a sustentabilidade do nosso planeta, é uma conexão entre o homem, o ser humano que habita esse planeta, com a natureza e se nós trabalharmos esse tema nas escolas certamente teremos garantida a sustentabilidade para o futuro do nosso planeta”, disse a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.

Para 2023, a Semed irá intensificar as ações do projeto visando maior consciência dos alunos em relação à preservação do meio ambiente.

Titular da Semed, Maria José Maia (com o microfone) prestigiou a culminância. Foto: Ronaldo Ferreira.

A titular da pasta da educação informou ainda que a secretaria deverá fazer a aquisição de um ônibus para facilitar o intercâmbio entre escolas municipais e escola do parque.

“Nossa esperança” foi uma das paródias apresentadas na atividade. O ritmo é ao som da música “cabeça branca” (o homem da lancha).

Nossa Esperança

Um, dois...

Ah, tá valendo? Então vamos lá!

Meu grande amigo que é cidadão de bem

Escute agora o que nós vamos falar

Você que vive destruindo a natureza

Tome cuidado porque um dia pagará

Cortando arvore e matando animais

Sem se dá conta que é crime ambiental

Cheio de pode pensando que é o dono

Mas, na verdade Jesus Cristo é o patrono

Refrão

Mas a mãe natureza é nossa esperança

Rios de águas limpas são nossa esperança

Pra ter saúde e alimento na mesa

Junto com os amigos preservando a natureza

E a criançada conservando seu espaço natural

Está garantindo o ambiente social

Como este parque e toda nossa cidade

Digamos juntos à Jesus muito obrigado!