Uma grande festa foi preparada nesta quarta-feira, 27, pelos moradores do Quilombo Murumuru, região do planalto Curuá-Una III, para a inauguração da quadra coberta da Escola Municipal Afro Amazonida. O educandário, fundado em 1941, atende atualmente a 173 alunos, sendo 96 do ensino fundamental e 77 do ensino médio.
Para receber o prefeito e sua comitiva, a banda marcial da escola fez uma exibição especial, e um grupo de estudantes apresentou uma dança em exaltação à cultura negra.
Feliz pela conquista, a gestora ressaltou que a chegada da quadra é a realização de um sonho pelo qual a escola e a comunidade lutaram muito.
"Estar agora, aqui, debaixo dessa quadra é motivo de muita felicidade pra nós. Agradeço a todos que se empenharam para que a gente conseguisse realizar esse sonho. Nossos alunos, nossa comunidade, merecia ter um lugar adequado pra praticar esportes e também para o lazer. Que essa quadra represente um futuro mais brilhante para as nossas crianças", agradeceu a professora Marceliane.
A quadra entregue nesta quinta-feira aos moradores do Murumuru conta com um jogo de banheiros, arquibancadas, grade de proteção e bolas para as práticas esportivas no espaço. Um investimento de mais de R$ 1,5 milhão do governo municipal.
A secretária Maria José Maia pontuou o alto número de alunos da escola e exaltou as práticas culturais promovidas dentro da escola.
"Essa banda dará um show, novamente, com sua participação no Festival de Bandas, e nós estaremos lá, na torcida! Quero parabenizar a todos vocês por mais essa conquista [a quadra], e espero que vocês usem esse espaço da melhor forma possível. Fico feliz que nós pudemos trazer pra essa região avanços como este, já que em outros momentos estivemos nas comunidades aqui próximo entregando equipamentos como esse", disse.
O prefeito Zé Maria frisou que a quadra entregue é um espaço multiuso, que deve ser utilizada para diversas atividades tanto da escola quanto da comunidade.
"Vocês podem fazer desse espaço a referência aqui da comunidade, é um bem público, que deve ser zelado por todos vocês. Estou muito feliz em poder entregar essas obras bonitas por toda Santarém, e vêm ainda mais avanços por aí!", finalizou.
Além da presença do prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, da secretária municipal de Educação, Maria José Maia e do secretário municipal adjunto de Educação, Nilton Araujo, a entrega do novo espaço contou também com a participação dos vereadores Erasmo Maia e Elielton Lira, além do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, do assessor do Núcleo Quilombola da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leandro Laurindo, da gestora da escola, Marceliane Mota, da presidente da Fundação da Organização Quilombola de Santarém, Miriane Coelho, e da coordenadora do Conselho Escolar, Caetana Bentes.