3. Educação
  4. Em parceria com Organização Internacional Hefy escola Eloina Colares é ampliada e entregue pela Prefeitura
Em parceria com Organização Internacional Hefy escola Eloina Colares é ampliada e entregue pela Prefeitura Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Mais Educação fortalecida

Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram no bairro Ipanema realizando a entrega de mais uma escola ampliada pela atual gestão. A Escola Municipal Eloina Colares e Silva, que funciona em parceria com a Organização Internacional Hefy, ganhou duas novas salas de aula padrão MEC. O valor do investimento foi de U$ 30 mil (Trinta mil dólares, algo em torno de R$ 155 mil reais, sendo R$ 33 mil contrapartida da Prefeitura).

O educandário, fundado em janeiro de 2002, atende 584 alunos na faixa etária do Pré ao 9º ano nos turnos matutino e vespertino, incluindo duas turmas de venezuelanos da etnia Warao.

“Esse é um momento de emoção, de gratidão, há 11 anos eu estou na direção da escola e sempre esperamos por uma ampliação, que veio em forma de projeto, então só nos resta agradecer, pois essa ampliação foi possível através de uma união de forças” disse a gestora Telma Conceição dos Santos.

A Secretária de Educação Maria José Maia informou que essa é a quarta escola construída por esse grupo de jovens da Organização Hefy que atende a 39 países pelo mundo.

“Essa parceria é voltada exclusivamente para a educação, nós já tivemos a oportunidade de receber hoje essa quarta obra e na próxima semana vamos receber a quinta obra na comunidade Pajuçara, então, nós parabenizamos e agradecemos a esses jovens pelo ato do servir os povos, independemente do país”, disse a Secretária.

Sobre a parceria com a Semed, a Diretora de Projetos de Países da Hefy, Breanna Pennock, destacou o sentimento de gratidão para com a Prefeitura.

“Foi ótimo mesmo, nós sentimos gratidão da prefeitura, da comunidade, do governo, para nossos jovens esse Projeto é muito importante pois eles usam um pouco do tempo para trabalhar e fazer o bem, então, nossa gratidão ao governo pelo apoio, isso significa muito pra nós e somos muito agradecidos”, disse Pennock.

Membros da Organização Internacional Hefy

O prefeito Nélio Aguiar lembra que a obra entregue precede outras 30 entregas de ampliação, construção e reformas de escolas da rede pública municipal entregues neste ano de 2021.

Estamos cuidando da educação com a ajuda de nossa comunidade escolar. São mais de trinta obras entregues nesse ano. Lembrando que trocamos toda a mobília escolar de nossos educandários, garantimos salários de nossos profissionais em dia e alimentação escolar mesmo na pandemia para nossos alunos. A Eloina é especial, pois foi revitalizada juntamente com mãos amigas. Agradeço a Hefy e reafirmo nossa parceria pela educação”, disse o gestor.

Sobre a Hefy

A Hefy é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Salt Lake City, estado de Utah, nos Estados Unidos. Foi instituída em 1999 por um ex-missionário, David Bingham, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, que fez missão no Brasil e, ao retornar para os EUA teve a ideia de criar a organização para servir as pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, o primeiro projeto da Organização foi realizado em São Paulo. Já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, entre outros.

Em Santarém, no Pará, o projeto começou a ser articulado em 2017 sob a coordenação local voluntária de Marcicley Caldas Nogueira e a Diretora de Projeto de Países Breanna Pennock.

O Projeto da Organização Hefy é realizado uma vez por ano no período das férias entre junho e agosto. É executado por cerca de 90 jovens entre 15 e 17 anos, distribuídos em cinco grupos com 19 jovens cada, e acompanhados por dois líderes jovens adultos e dois pais.

A Hefy atua em 39 países ao redor do mundo prestando serviço através do voluntariado.

Acompanharam a Comitiva a Secretária da Semtras e Primeira Dama Celsa Brito, os vereadores Erasmo Maia e Josafá Gonçalves e o Secretário de Juventude e Esporte, Ezequiel Aquino.