3. Educação
  4. Educação infantil compartilha experiências exitosas de Umeis e Cemeis em aulas remotas
Educação infantil compartilha experiências exitosas de Umeis e Cemeis em aulas remotas Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Como parte do Planejamento de ações para o mês de junho o Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando esta semana (15,16,17 e 18) o dia “D” com partilha das experiências exitosas das atividades realizadas pelas Unidades e Centros Municipais de Educação Infantil (Umeis e Cemeis). A programação ocorre online via Google Meet onde cada pólo compartilha experiências realizadas nas suas respectivas Unidades.

O objetivo da ação é evidenciar as atividades exitosas das Umeis e Cemeis, realizadas nesse período de atendimento não presencial na educação infantil. Além de valorizar os trabalhos dos docentes, a socialização poderá contribuir com a organização e sistematização das atividades/propostas realizadas pelos professores.

Legenda da foto: Aulas surtem efeito positivo nas crianças mesmo à distância.

“A atividade denominada Experiências Exitosas deve ser uma prática constante, pois possibilita a demonstração das atividades realizadas pelos professores dentro das unidades e perpassam as paredes das salas de aula haja vista que pode-se perceber o envolvimento das crianças e das famílias na aquisição desses conhecimentos”, destacou a coordenadora do NTEI, Aline Fernandes.

A coordenadora disse ainda que o NTEI pretende tornar a atividade uma prática semestral. “A troca de experiências sempre é positiva pelo fato de aprimorar sempre as ideias e não simplesmente ser desenvolvida uma única vez”.

Para a coordenadora da Umei Os Três Pastorinhos, Ronilce dos Santos, a Unidade aceitou o convite do NTEI, pois percebeu a importância da troca de experiências e a valorização do trabalho dos profissionais das Umeis e Cemeis. “Acreditamos que toda aprendizagem construída nessa fase da vida, tanto fora quanto dentro das instituições educacionais, são capazes de deixar marcas positivas ou negativas na vida da criança”, disse Ronilce. Ainda segundo ela, as experiências das atividades exitosas são de fundamental importância para enriquecer o trabalho docente e no aprimoramento de desenvolvimento integral da criança.

Já a coordenadora da Umei Santa Bárbara, professora Jane Moita Freire destacou o sentimento de felicidade ao saber que seu trabalho vai além do que se imaginava.

“As aulas remotas surtem efeitos positivos para nossas crianças. As famílias têm participado com muito entusiasmo das atividades que são repassadas, temos um caso lindo e motivador de uma criança que está em São Paulo fazendo tratamento de saúde e que mesmo assim a criança está participando ativamente das atividades propostas pela professora, isso nos fortalece e nos motiva bastante, nossa pequena guerreira de cinco anos de idade lutando pela vida e cumprindo muito bem suas atividades através do lúdico, brincadeiras e da arte. É com orgulho que sentimos que estamos fazendo nosso papel mesmo à distância”, disse Jane.

Legenda da foto: Mesmo em tratamento, aluna de Umei Santa Bárbara participa das atividades remotas. A foto foi autorizada pelos pais.

Os encontros são realizados pelo Google Meet, no horário da manhã, nas dependências da Semed. As Técnicas dos referidos Polos, ficam responsáveis pelo envio dos links, conforme o dia agendado da socialização. Os polos dispõem de um tempo entre 5 a 10 minutos para cada socialização.

As Unidades que participam da socialização estão descritas nos Polos:

Polo 1: (Cemeis José Procópio, Maria Zoraide; Umeis, Prainha, Ubirajara, Área Verde, Diamantino)

Polo 2: (Umeis, Caranzal, Rozilda Campos, Três pastorinhos, N. Sra do Perpétuo Socorro, Santa Barbara, Santarenzinho I, Santarenzinho II, Salvação)

Polo 3: (Umeis: Ebenezer, Floresta, Vitória Régia, Aeroporto Velho; SEARA; Cemeis: Paulo Freire, Maria Raimunda, Ruinaldo Corrêa, Antônia Correa)

Polo 4: (Umeis Cipoal, São José, Ubaldo Correa, Esperança, Educar para Crescer, Matinha, Mararú e o Cemei Ademaro da Silva)