Quarenta e um alunos matriculados na Escola Municipal Princesa Isabel localizada na grande área da Nova República participaram na última sexta-feira (4), da cerimônia de certificação do curso de informática básica e mídias digitais ofertado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed).
A certificação ocorreu na própria escola Princesa Isabel. Sessenta alunos inscreveram-se e 41 receberam o certificado do curso com carga horária de 180 horas e duração de três meses e meio.
O projeto é coordenado pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) vinculado à Semed e direcionado às escolas municipais que contam com laboratório de informática. Esses laboratórios, também chamados de Centros Tecnológicos receberam investimentos da prefeitura, que já entregou quase 700 novos equipamentos para laboratórios de escolas da rede pública municipal.
O conteúdo do curso tem como base Informática Básica, Manutenção de Computadores, Mídias e Aplicativos Digitais e Internet das Coisas.
De acordo com o coordenador do NTM, professor Geremias Sousa, trata-se de uma oportunidade aos educandos da rede municipal que estão concluindo o ensino fundamental de sair da escola já com o certificado para o mercado de trabalho.
“O curso de informática básica veio justamente ofertar, através dos profissionais lotados no NTM ,o curso para alunos de séries finais do ensino fundamental. Esse é um projeto iniciado no NTM com o apoio da Semed e que agora já começa a aparecer os resultados. Já estivemos na Escola São José Operário e agora, na última sexta-feira, concluímos na escola Princesa Isabel onde 40 alunos receberam a certificação”.
Além dos alunos finalistas do ensino fundamental 2, também participaram alunos concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionários do grupo de apoio e alguns professores.
O professor especialista em informática Karlos Assis faz parte da coordenação do Laboratório de Informática Educativa (Labin) da escola Princesa Isabel. Ele, auxiliado pelo professor Adilson Menezes, foi o responsável pelo curso. Assis comentou sobre o objetivo.
“O objetivo do curso é proporcionar de forma gratuita a comunidade escolar subsídios para que os participantes tenham condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas profissionais, ampliando seu repertório de habilidades como cidadão digital, de modo que possa acompanhar e participar ativamente das transformações sociais que vem ocorrendo no mundo”, concluiu Karlos.
Sobre o curso
Em março deste ano, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) via Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) realizou a aula inaugural do curso de informática básica. Na oportunidade 39 mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência Maria do Pará participaram da capacitação ofertada em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras).