Um piquenique literário realizado às margens do Lago Maicá, em Santarém, reuniu crianças e professores do Cemei Vereador José Simão dos Reis, localizado no bairro Maicá. Com o tema “Tecendo conhecimentos através da literatura infantil”, a atividade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Nilton Araujo, e da Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI), Nádia Aguiar.
A programação, que já ocorre há alguns anos, é uma atividade cultural e educativa que une o prazer da leitura ao contato com a natureza, incentivando o hábito da leitura, promovendo o compartilhamento de saberes e fortalecendo os laços comunitários em um ambiente inspirador.

De acordo com a coordenadora do Cemei, Profª Marta Martins, o local foi escolhido pela relação que a maioria dos alunos tem com o Lago Maicá, além de ser propício para tratar sobre o meio ambiente, uma das pautas da ação.
“A nossa programação já é realizada há alguns anos, e todos os anos trazemos as crianças para esse momento fora do ambiente escolar, em alusão ao Dia do Livro (este ano mudamos a data), com contações de histórias, momentos para respirar o ar puro e trabalhar a preservação do meio ambiente, com reflexão sobre o Lago do Maicá, que representa muito na vida das crianças, já que muitos são filhos, netos ou vizinhos de pescadores. Quando eles chegam em casa e reproduzem o que viveram aqui, as famílias ficam felizes em saber que a educação trabalha essa temática”, explicou a coordenadora.

Mãe de aluno e professora, Ana Paula Silva, destacou a importância da iniciativa para afastar as crianças das telas e estimular a curiosidade pela leitura.
“Hoje em dia, as crianças preferem as telas. Tirando-as da rotina e trazendo para os piqueniques, incentivando novos hábitos, é muito bom. A criança é curiosa pelo que vê; se ela vê um livro, vai querer conhecê-lo e folheá-lo.”

O Secretário Municipal de Educação, Nilton Araujo, também prestigiou a programação e ressaltou a importância de trabalhar o tema do meio ambiente desde cedo.
“Essa atividade é super importante para despertar o interesse das crianças pela leitura e pelas obras literárias. Além disso, os professores abordam a preservação do meio ambiente, mostrando que o aprendizado não acontece apenas na sala de aula, mas também em locais como este, proporcionando uma aprendizagem diferenciada.”
Autor:
Ronnie Dantas/ CCOM