3. Educação
  4. Comunidade Pajuçara comemora ampliação da escola N Sra de Nazaré entregue hoje (9) pelo Prefeito Nélio Aguiar
Comunidade Pajuçara comemora ampliação da escola N Sra de Nazaré entregue hoje (9) pelo Prefeito Nélio Aguiar Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
A escola foi ampliada por meio de uma parceria com a entidade internacional Hefy

A Prefeitura de Santarém continua fortalecendo a educação do município através de reformas e ampliações de escolas. No final da tarde desta quinta-feira (9), o prefeito Nélio Aguiar e sua comitiva estiveram na comunidade Pajuçara, na região do Eixo Forte. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, fundada em 6 de dezembro de 1992 e que funciona como anexo da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi ampliada pela gestão municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ganhando mais duas salas de aula. A ampliação do educandário se deu por meio de uma parceria com a Hefy, organização Internacional sem fins lucrativos que atua em Santarém desde 2017. A obra, orçada em cerca de U$ 30 mil dólares teve a contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 32 mil reais.

A escola anexo atende 97 Alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino e ganhou novas salas de aula equipadas com cadeiras anatômicas novas e quadro de vidro.

O diretor Clayton Soares Bernardes destacou a parceria entre prefeitura e comunidade. Para ele, além de um bonito prédio é importante ter uma equipe comprometida com a educação.

“Eu ressalto sempre que não adianta ter um prédio bonito, revitalizado, se não tiver uma equipe comprometida e engajada com a educação de nossas crianças. Para que tudo fique perfeito, é necessário que nós tenhamos professores comprometidos com a educação de qualidade dos nossos alunos no município de Santarém”, pontuou o gestor.

Marcicley Caldas Nogueira

O representante da Heff em Santarém, Marcicley Caldas Nogueira, informou que por conta da pandemia o projeto não pôde ser executado no ano passado e somente agora foi concretizado com o apoio da Prefeitura.

“A organização Heff conseguiu através dos jovens com a doação de recursos por parte de suas famílias executar brilhantemente mais um projeto em prol de uma educação de qualidade das nossas crianças de Santarém”, disse.

A Secretária de Educação Maria José Maia ressaltou o exemplo dos jovens missionários da Heff, que se doam para o trabalho voluntário.

“Pra nós é momento de muita alegria e aqui vai nossa mensagem de agradecimento ao grupo Heff, que eles possam estar conosco nos próximos anos dando essa mesma alegria pra novas comunidades, pra novas crianças e que a gente possa seguir o exemplo desses jovens que dividem um pouco do tempo que têm para fazer o bem ao outro”, disse a gestora da educação.

O prefeito Nélio Aguiar também destacou a parceria com a Heff e disse que a prefeitura tem outros bons projetos para a comunidade Pajuçara, um deles é o asfaltamento do trecho que liga a rodovia Fernando Guilhon à praia da comunidade.

“A gente fica muito feliz com essa parceria, somos muito gratos por essa parceria que começou em 2017 e vocês podem contar conosco, nós temos outros projetos aqui pro Pajuçara, um deles tá na ponta da agulha, só falta escolher a empresa, que é o asfalto, pra gente acabar com essa poeira”.

Segundo o prefeito, o recurso já obtido só dava pra fazer até o entrocamento do Carapanari , porém, a prefeitura fez a complementação poder adentrar com o asfalto até a comunidade. Ele não informou a data de início dos trabalhos.

Prestigiaram a cerimonia os vereadores Erasmo Maia e Elielton Lira, o secretário de administração e governo, Emir Aguiar e o chefe de gabinete Alberto Portela.

Nesta sexta (10), a comitiva do prefeito estará na região do Lago Grande onde serão entregues mais três escolas, Nossa Senhora do Carmo (Peré Paraíso-09h), Nossa Senhora da Salvação (Peré Salvação-11h) e Osman Bentes (Aninduba-15h).