3. Educação
  4. Divulgada a ordem dos desfiles da Semana da Pátria em Santarém
Divulgada a ordem dos desfiles da Semana da Pátria em Santarém Autor: Arquivo - Agência Santarém

Divulgada a ordem dos desfiles da Semana da Pátria em Santarém

Ronnie Dantas
Programação cívica será realizada de 1º a 9 de setembro.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou a programação com data, local e horário, além da ordem dos desfiles alusivos à Semana da Pátria 2024, que ocorrerá de 1º a 9 de setembro, incluindo o XV Festival de Bandas e Fanfarras.

Este ano, a programação terá um número recorde de escolas e instituições, serão 138, somente na zona urbana, entre escolas municipais, estaduais e particulares.

Haverá desfile todos os dias, pela manhã e à noite, sendo que no dia 6, devido ao grande número de escolas programadas para esse dia, haverá desfile nos dois turnos (manhã e noite).

Nos dias 08 e 09/09 acontecerá o XV Festival de Bandas e Fanfarras, à noite, na orla da cidade.

O sorteio dos desfiles obedeceu à seguinte regra: Umeis, Cemeis, fundamental I, fundamental II, ensino médio e instituições.

01/09 – 07H DA MANHÃ – ORLA DE SANTARÉM

02/09 – 07H DA MANHÃ - GRANDE ÁREA DA PRAINHA

03/09 – 07H DA MANHÃ - GRANDE ÁREA DA NOVA REPÚBLICA

04/09 – 18H - ORLA DA CIDADE

05/09 – 18H - ORLA DA CIDADE

06/09 – 07H - SANTARENZINHO

06/09 – 18H - ORLA DA CIDADE

07/09 – 07H - DESFILE DAS FORÇAS MILITARES – ORLA DA CIDADE

08 E 09 DE SETEMBRO – 18H – FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS - ORLA

A Semana da Pátria 2024 destaca o tema Meio Ambiente, com o subtema Preservar o meio ambiente é o caminho, cuidar é a solução.

Reunião com órgãos de segurança

Nesta terça-feira (13), a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, juntamente com a comissão que organiza a Semana da Pátria, esteve reunida com representantes dos órgãos de segurança para alinhar o restante da programação e o desfile dos militares no dia 7 de setembro.

A reunião ocorrida no auditório da Semed contou com a representação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, PRF, SAMU, Exército, Marinha e SMT.

Cel. Celso Piquet, comandante do 4º GBM, comentou sobre a montagem e fiscalização da estrutura de arquibancadas.

“As fiscalizações acontecem com antecedência. Quem promove a montagem da estrutura já conhece, já sabe, então não há novidade, é preciso obedecer e atender às necessidades da vistoria, estará tudo perfeito para a aprovação e uso da arquibancada e vamos ter o 7 de setembro com o desfile da nossa tropa, nossos militares vão estar lá fazendo com que o evento seja cada vez mais glamuroso juntamente com as outras Forças e as novidades a gente guarda para o momento".

"A Polícia Militar está se programando antecipadamente para a semana da pátria para que tudo saia dentro do planejado. Nós temos dois papéis, o primeiro é passar no desfile no dia 7 de setembro e o segundo é fazer a segurança de quem vai desfilar e de quem vai assistir os eventos cívicos e para isso nós contamos com o apoio do 3º BPM e do 35º BPM e todos os dias de semana da pátria serão cobertos por viaturas, por policiamento extra, para que a gente tenha tudo dentro da tranquilidade da segurança pública”, destacou o Major PM Arthur Vasconcelos.

O Agente de Trânsito Andreanze Andrade representou a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

"Estamos alinhando justamente agora aqui nessa reunião o trânsito como de praxe dos outros anos a partir das 4h30, 5h da manhã a gente começa a fazer o isolamento, a dispersão do veículo que esteja na via onde vai passar o percurso e a gente já aproveita o ensejo e pede aos donos de veículos o bom senso do condutor para que evitem deixar o veículo na via nesse dia. Na medida do possível, a gente vai comunicar através de ofício, comunicando os moradores, assim como os hotéis que tem na área, para que comuniquem que não poderá permanecer carro ali na via devido ao desfile”, pontuou Andrade.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, também comentou sobre os preparativos para a Semana da Pátria.

“Importante essa reunião de alinhamento visando a Semana da Pátria, esse ano nós vamos ter 138 participações das nossas escolas, isso só da zona urbana, porque nós temos também desfiles na região do Lago Grande, na região de planalto [Curuá-Una, Eixo Forte e BR 163]. Esse ano a gente vai fazer um desfile voltado para a questão da educação ambiental, com o lema Preservar é o caminho, cuidar é a solução, é um tema importante já que no próximo ano teremos a COP30 e nós já começamos a trabalhar essa questão da preservação do nosso meio ambiente tão necessário para a perpetuação da vida na terra, acredito que a participação vai ser maciça e a gente espera que dê tudo certo".