3. Educação
  4. Prefeitura reforma, amplia e entrega Escola Santo Antônio à comunidade Jacamim, no planalto da Curuá-Una
Prefeitura reforma, amplia e entrega Escola Santo Antônio à comunidade Jacamim, no planalto da Curuá-Una Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Educandário que atende estudantes do 1º ao 9º ano, recebeu investimento de quase R$ 2 milhões.

Nessa quinta-feira, 25, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado do secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, e grande comitiva, entregou à comunidade Jacamim as novas instalações da Escola Santo Antônio. Com a reforma e ampliação, o educandário ganhou novo bloco administrativo com 11 novas salas de aulas, biblioteca, sala de informática, depósito, sala de diretoria, secretaria, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), sala de professores e banheiros adaptados para educação Infantil. Um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões (R$ 1.952.145,80).

Fundada em 27 de março de 1948 e localizada às margens da PA 370, na região do planalto Curuá-Una, o educandário que esse ano completa 75 anos, havia recebido a última reforma ainda no governo do ex-prefeito Lira Maia.

Atualmente, a escola funciona do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e atende uma clientela mista, oriunda de diversas comunidades, com 479 alunos regularmente matriculados.

A gestora, professora Taliciane Macedo, externou gratidão a todos os envolvidos.

"Foram anos de luta e espera, mas nunca perdemos a esperança de que um dia nossa hora chegaria. Nossa escola sempre foi e continua sendo referência em educação de qualidade no planalto Curuá-Una com excelentes resultados no Saeb, Obmep, Fecitiba, Educação Fiscal e outros. Hoje estamos aqui, felizes e gratos pela escola que estamos recebendo".

A secretária de Educação, Maria José Maia, destacou os profissionais que hoje atuam no educandário e que foram formados na própria escola.

"Vocês cresceram juntos com essa estrutura física e hoje a gente tem orgulho disso, inclusive da formação de todos que estão aqui, nós temos aqui profissionais que já galgaram outros espaços, ou seja, quando o professor estuda ele não pensa simplesmente em si, ele pensa em poder atender melhor a comunidade e aqui temos um grupo de professores sempre estudantes, por isso que os resultados são os que temos, fantásticos”, destacou Maia.

A secretária lembrou ainda que outras 27 comunidades ao longo da Curuá-Una já foram beneficiadas com obras da educação na atual gestão, seja com reforma e ampliação, construção e/ou ginásio.

Além da escola, reformada e ampliada, a comunidade Jacamim também ganhará a primeira creche. A Umei foi autorizada pelo prefeito Nélio Aguiar e já conta com 130 crianças de 2 a 5 anos, matriculadas.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou o grande trabalho realizado em prol da educação, com o importante apoio do atual grupo político que o acompanha.

“Nosso grupo é um grupo que trabalha, que respeita cada santareno, que luta por vocês, nosso grupo é um grupo que, também, tem força política porque ninguém faz nada sozinho e vocês do Jacamim sempre acreditaram no nosso trabalho, sempre confiaram no nosso time e por isso nunca perdemos uma eleição em toda Curuá-Una e uma forma de reconhecer isso é trazendo benefícios para a comunidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida de todos. Aqui já entregamos o ginásio, já entregamos o transporte escolar, estamos hoje entregando a escola e já autorizamos o início do funcionamento da creche onde já temos 130 crianças matriculadas, então, graças a Deus o compromisso que nós assumimos está sendo cumprido, de governar para todos, por toda Santarém e eu me sinto feliz em poder proporcionar um ambiente de aprendizado cada vez melhor para nossos estudantes”, completou o gestor.

Um hino de louvor interpretado pela aluna Débora de Sousa, do 9º ano e a tradicional dança do Carimbó, apresentada por um grupo de alunos e ex-alunos foi a forma encontrada pelos estudantes para agradecer ao prefeito pela nova escola Santo Antônio.

Acompanharam ainda a comitiva do prefeito os secretários Celsa Brito (Semtras), Emir Aguiar (Semg), Alaércio Cardoso (Turismo), Andreo Rasera (Semdec), Jean Murilo (Semurb), Adson Tertulino (Cultura) e Tadeu Cunha (Chefe de Gabinete), além dos vereadores Alba Leal, Ronan Liberal Jr., Erasmo Maia, Erlon Rocha, Murilo Tolentino e Junior Tapajós.