A Semana da Pátria segue mobilizando escolas e comunidades da rede municipal de ensino de Santarém. Na manhã desta quinta-feira (4), foi a vez da comunidade de Boa Esperança, no quilometro 43 da rodovia Santarém Curuá-Una receber o desfile cívico com a participação de 8 escolas e aproximadamente mil crianças e adolescentes.
O ato reuniu estudantes e professores das escolas Francisco Pereira Chaves, Afro Amazônida (Murumuru), São João (Tiningú), São Sebastião (Murumurutuba), São Francisco (Igarapé Açu), São Féliz (Guaraná), Cícero Mendes (Cícero Mendes), Anexo Estadual Rio Tapajós, além do Cemei Emília Leal, que abrilhantaram a programação com demonstrações de civismo e, com faixas, cartazes e materiais confeccionados pelos próprios alunos, abordaram o tema “Educação Ambiental: por mim, por você, pela vida” com criatividade e ludicidade.
O desfile contou com a presença do Secretário Municipal Adjunto de Educação Nilton Araújo, a Assessora do Núcleo de planalto, Maria Dircelina Tavares, a Assessora Distrital de Boa Esperanças, Silvia Rebelo, além de Viviane Menezes representando a Associação de Moradores da comunidade.
A Gestora da escola Francisco Pereira Chaves, Maria de Nazaré Leal, avaliou como positivo o desfile e parabenizou a coordenação pela organização.
“Nós estamos muito felizes, porque no ano passado nós tivemos poucas escolas. Esse ano, mais escolas aderiram ao desfile. E a Semed está de parabéns pela organização, a participação foi em peso e todas as escolas que vieram estão de parabéns”, concluiu a gestora.
Por ser realizado numa PA, no caso a PA 370 (Santarém Curuá-Una), o desfile contou com a colaboração do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar no apoio à segurança dos alunos.
A Assessora Distrital de Boa Esperanças, Silvia Rebelo se surpreendeu como o número de escolas e alunos no desfile.
“Foi um bom desfile, de forma geral, nem eu esperava isso tudo. Pela primeira vez oito escolas presentes na comunidade, desfilando, trouxeram a população para fora hoje numa quinta-feira, enfim, para nós foi excelente”, frisou Silvia.
O Secretário Municipal Adjunto de Educação Nilton Araújo representou o Prefeito Zé Maria Tapajós no evento. Ele comentou sobre o quarto dia de desfiles, de forma decentralizada.
“Desfile descentralizado, pela primeira vez com o aval do prefeito Zé Maria Tapajós, que teve essa sensibilidade de levar os momentos cívicos para as regiões do planalto, e com a estrutura e apoio da Secretaria de Educação do município. O desfile é um momento de civismo, mas que também faz reflexões importantes, como é o caso da COP 30 esse ano, sobre a preservação do meio ambiente”, destacou Nilton.
A programação da Semana da Pátria continua nesta quinta-feira (4), na Orla, a partir das 18h, com a participação de 20 escolas municipais e particulares. Confira a programação completa e a ordem dos desfiles no link: Programação Semana da Pátria 2025.