3. Educação
  4. Residencial Salvação ganha moderno Centro de Educação Infantil
Residencial Salvação ganha moderno Centro de Educação Infantil Autor: Agência Santarém

Residencial Salvação ganha moderno Centro de Educação Infantil

Ronnie Dantas
Investimento supera R$ 3 milhões; cerca de 170 crianças serão beneficiadas.

A Prefeitura de Santarém inaugurou na quarta-feira (2), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Francisca Saldanha. Com investimento que supera R$ 3 milhões, a unidade é uma creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, blocos pedagógicos 1 e 2, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground. Uma área total de 1.323,58 m² que vai beneficiar, inicialmente, 170 crianças de 3 a 5 anos.

Cemei Francisca Saldanha: o primeiro prédio público da educação construído no Residencial Salvação.

A então Umei Salvação, implantada em março de 2018, ganha prédio próprio e passa à condição de Cemei. O Residencial Salvação é uma obra do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Em 2016, o governo entregou 3.081 unidades habitacionais abrigando, aproximadamente, 15 mil pessoas com renda familiar de até R$ 1,8 mil. Desde então, nenhum prédio público havia sido construído e entregue aos moradores do local. O Cemei é o primeiro prédio público, da área da educação, construído pelo governo no Residencial Salvação.

A Coordenadora da unidade Paula Taiane Picanço sintetizou o momento.

"Só gratidão por esse momento, foi com muita luta e dedicação que ficamos por cinco anos em prédio alugado e veio o governo do prefeito Nélio e construiu essa linda 'mansão' aqui no Residencial Salvação. É claro que não vai atender toda a comunidade, mas vai minimizar o sofrimento de muitas famílias daqui, tenho certeza disso", afirmou Paula.

A advogada Lívia Saldanha, filha da professora que dá nome ao Cemei, comentou sobre a homenagem.

"Um momento muito importante, muito emocionante, ficamos muito honrados, lisonjeados com essa homenagem, uma homenagem justa pela pessoa que minha mãe foi principalmente à educação infantil, tanto no bairro da Matinha, como por toda Santarém”, disse emocionada.

"Estamos perpetuando o nome de uma grande educadora do município e que, também, teve participação na política local. Estou muito emocionada por esse momento. Se nossos servidores daqui tiverem 50% da dedicação, do compromisso, da responsabilidade dessa patrona eu já me dou por satisfeita, porque sei que nossas crianças terão aqui um atendimento de excelência. Nós, da educação, temos o primeiro prédio, de fato, construído pelo governo", pontuou a secretária de Educação Maria José Maia.

O prefeito Nélio Aguiar confirmou que o próximo passo da gestão no Residencial é a construção da escola, que terá 12 salas de aula.

"Saúde e educação, aqui no Salvação, vão estar bem encaminhadas pelas obras que estamos fazendo aqui, não só no Salvação, mas em toda essa grande área, vocês são testemunhas de como nós recebemos o Residencial Salvação no início de 2017, com grandes desafios, as casas vieram, mas não tinha uma praça, não tinha uma UBS, não tinha escola, não tinha creche, não tinha nada de equipamento público, foi algo tão errado, tão ruim para as famílias nesse sentido que, na nova lei do Minha Casa Minha Vida não se permite, não há mais projetos que não tenham equipamentos públicos contemplados pra atender os moradores, e nós tivemos que correr atras disso aqui no Salvação. Implantamos uma creche em casa alugada e hoje estamos inaugurando essa bela obra que vai trazer muito mais dignidade e conforto para nossas crianças”, destacou o prefeito.

Sobre o nome do Cemei

O Cemei Professora Francisca Saldanha é uma homenagem, através de Projeto de Lei, de autoria do vereador Erasmo Maia a uma mulher que, em sua trajetória, foi líder comunitária na Associação de Moradores do bairro da Matinha, professora nas escolas municipais Ester Ferreira e Sérgio Henn e coordenadora no Cemei Ademaro da Silva Neves. Em 30 de maio de 2018, Francisca Saldanha faleceu, deixando um legado de liderança e amor ao próximo.

Acompanharam a comitiva a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistencia Social, Celsa Brito, o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas José Maria Tapajós, os vereadores Alba Leal, Alexandre Maduro, Erlon Rocha, Erasmo Maia e Elielton Lira, os secretários Emir Aguiar (Semg), Josilene Pinto (Finanças), Tadeu Cunha (Semjel), Bruno Costa (Semap), o chefe de Gabinete Paulo Jesus e Ezequiel Aquino, anunciado pelo prefeito como o novo secretário municipal de Administração e ainda o coordenador da Defesa Civil Darlison Maia.

Mais educação para Santarém

O Cemei Professora Francisca Saldanha foi a unidade de educação infantil entregue esse ano (contando a Umei Esperança, em janeiro) de um total de 13 creches. Quase R$ 40 milhões de reais estão sendo investidos só na educação infantil  (R$ 39.231.902,20).

Somente na educação, já são 38 obras entregues em 2023.