3. Educação
  4. Blitz marca encerramento de capacitação para profissionais da educação ofertado pelo Detran em parceria com a Semed
Blitz marca encerramento de capacitação para profissionais da educação ofertado pelo Detran em parceria com a Semed Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Ação ocorreu em frente à Secretaria de Educação e contou com a participação de servidores e órgãos de segurança no trânsito.

Uma blitz, realizada na manhã desta quinta-feira (20) em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou o encerramento do curso de capacitação para profissionais da educação da rede municipal. Denominado Multiplicadores de educação para a segurança no trânsito, o curso, direcionado para gestores de escolas, docentes, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, iniciou na última segunda-feira (17) e encerrou hoje.

O objetivo foi capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores de informações que possibilitem mitigar ou diminuir, por meio de ação educativa, os erros intencionais dos seres humanos, coibindo comportamentos de risco à promoção da segurança no trânsito.

O agente de Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA), José Carlos Nascimento, foi o mediador do curso. Para ele, essa ação é bastante significativa porque dota de conhecimentos os professores para se trabalhar em um trânsito mais seguro, a partir do ambiente escolar.

"Trabalhamos com informações sobre segurança, tanto para os pais e demais usuários da via, quanto para as crianças. Os professores foram bastante participativos e hoje nós encerramos com uma atividade orientativa de educação para os demais usuários da via sobre dispositivo e normas de segurança", disse José Carlos, que também é observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária.

O secretário municipal de Trânsito, Alberto Portela, esteve representado pelo Chefe do Núcleo de Operações e Fiscalização Viária da SMT, Marcos Alexandre Figueira, que destacou a importância da parceria com a Semed.

“Para que o trânsito possa fluir com segurança e qualidade, temos que ter bons parceiros e a Semed é uma grande parceira da SMT, assim como o Detran e nós temos aí sete agentes que irão trabalhar como multiplicadores no Maio Amarelo em ações voltadas para a educação no transito”.

“Trabalhamos essa semana formando e capacitando 30 multiplicadores já visando o Maio Amarelo, que é um mês voltado à prevenção de acidentes. A gente sabe da disseminação do número de acidentes no trânsito e precisamos trabalhar esse tema nas nossas escolas, visando à prevenção. Essa blitz marca o encerramento do curso e a partir daqui eles [profissionais da educação] terão a missão de propagar para todas as nossas escolas da rede esse trabalho preventivo”, ressaltou a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, presente na ação.

Mara Nicolau, agente José Carlos Nascimento e secretária Maria José entregando de forma simbólica o certificado ao profissional.

Após o encerramento da blitz e do curso todos os participantes receberam certificados de participação. O curso contou com nove módulos, abordando diversos temas: Conhecendo o Sistema Nacional de Trânsito, Normas de Circulação e Conduta, A linguagem no trânsito e mobilidade urbana, Causas e consequências do acidente de trânsito, entre outros.