3. Educação
  4. Com moderna estrutura, Área Verde ganha Centro de Educação Infantil
Com moderna estrutura, Área Verde ganha Centro de Educação Infantil Autor: Agência Santarém

Com moderna estrutura, Área Verde ganha Centro de Educação Infantil

Ronnie Dantas
Equipamento entregue nesta quinta-feira, 10, vai beneficiar, inicialmente, 135 crianças.

Nesta quinta-feira, 10, o prefeito Nélio Aguiar e comitiva estiveram no bairro Área Verde, entregando mais um espaço de educaçao infantil. O agora Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Irmã Assis de Araújo foi inaugurado 16 anos após sua implantação, em junho de 2007.

O novo Cemei é uma obra remanescente de creche tipo B, com bloco administrativo, bloco de serviço, bloco pedagógico 01 e 02, bloco multiuso, pátio coberto, pátio de serviço, solário estacionamento e playground, concluída com recursos do Tesouro Municipal com investimento de R$ 1.972.398,30 em uma área total de 1.323,58 m².

O Centro atenderá, inicialmente, 135 crianças distribuídas entre as turmas de Maternal I, Maternal II A e B, Pré- I A e B, Pré II A e B.

"Quanta honra recepcioná-los em nosso novo Cemei e participar desse momento histórico. Agradeço em primeiro lugar a Deus e a todas as nossas crinaças, que são a razão de tudo isso. Essa história de luta, de conquistas, está sendo escrita por todos nós, esse espaço é nosso, é nossa casa, um ambiente educativo digno do compromisso que todos nós temos com a educação”, disse a coordenadora do Cemei, Lindimar Socorro Monteiro.

O prefeito Nélio juntamente com a secretária de Educação Maria José Maia e demais autoridades foram recepcionadas pelas crianças que adentraram no espaço carregando os Direitos de Aprendizagem estabelecidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular): Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, explicou que a Unidade entregue hoje faz parte do antigo consórcio PIB e foram três licitações até a conclusão.

"Se fôssemos esperar pelo FNDE até hoje nao teríamos essa obra concluída. Temos que aplaudir o prefeito Nélio que viu que a comunidade já estava esperando há bastante tempo e resolveu concluir a obra com recursos do Tesouro, não sabemos se o FNDE vai repor esse recurso para o município, mas aqui está a obra, concluída, o que a gente queria mesmo era tirar as crianças de um espaço insalubre, espaço alugado e trazê-las para um espaço melhor e adequado para elas”, destacou Maia.

O prefeito Nélio ressaltou que a obra entregue (herança do Governo Federal) só foi possivel graças a uma decisão da gestão de finalizar a obra com recursos próprios.

“No nosso governo começamos e finalizamos muitas creches, são no máximo seis meses para começar e finalizar, estou falando isso porque essa aqui nos causou um transtorno muito grande, tive que ir no FNDE pedir pra finalizar a obra com recursos do município, já que pelo governo federal em um ano nos repassou, acreditem R$ 193,00 do FNDE e essa obra só terminou porque fomos lá, pedimos autorização, que nos foi concedida e finalizamos com recursos do Tesouro, inclusive Santarém foi o primeiro município do Brasil a receber essa autorização e graças a uma gestão equilibrada e transparente conseguimos finalizar e entregar a obra hoje aqui pra vocês com investimento de quase 2 milhões de reais”, disse o prefeito.

Ainda conforme o gestor, mais de mil obras em todo o Brasil estão paralisadas por conta desse mesmo gargalo.

Sobre a patrona do Cemei

Irmã Assis de Araújo, que dá nome ao Cemei, nasceu em dia 13 de julho de 1904 na Ilha de Afuá, quando seus pais viajavam para os seringais da Amazônia. Ao longo de sua vida religiosa dedicou-se a portaria do convento no Colégio Santa Clara, visitar famílias levando mensagens do Evangelho, divulgação das mensagens de Nossa Senhora, além de começar uma “Pastoral do Terço”.

Irmã Assis de Araujo faleceu em dezembro de 1988, em Belém, aos 94 anos de idade.

Mais educação para Santarém

O Cemei no bairro Área Verde foi a 12ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão. Já são quase R$ 40 milhões de reais sendo investidos só na educação infantil.

Somente na área da educação são 41 obras entregues esse ano.

Acompanharam a comitiva o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os secretários Emir Aguiar (Governo), Paulo Jesus (Administração), Tadeu Cunha (Juventude, Esporte e Lazer), os vereadores Elielton Lira e Erasmo Maia e lideranças de bairros.