3. Educação
  4. Um sonho de 10 anos: Ipanema ganha Centro de Educação Infantil
Um sonho de 10 anos: Ipanema ganha Centro de Educação Infantil Autor: Agência Santarém

Um sonho de 10 anos: Ipanema ganha Centro de Educação Infantil

Ronnie Dantas
Cemei Profª Nasaré do Socorro Ramos vai atender mais de 150 crianças do bairro e adjacências.

O prefeito Nélio Aguiar entregou na manhã desta terça-feira, 14, o Centro Municipal de Educação Infantil Profª Nasaré do Socorro Ramos. Exatos 10 anos após o início da construção, a sonhada creche do Ipanema finalmente foi inaugurada. O agora Centro de Educação Infantil é uma construção remanescente de creche tipo C com 4 salas de aula e 1 sala multiuso, espaço administrativo com secretaria, sala dos professores e banheiros, espaço de serviço com cozinha, depósito, despensa e lavanderia. O investimento total é de R$ 2.018.201,26.

O atendimento às crianças iniciou em abril do ano passado em uma residência alugada, atendendo cerca de 60 crianças entre 2 a 3 anos de idade. Agora, com o novo espaço, amplo e mais confortável, atenderá 156 crianças entre 2 a 5 anos, nos turnos matutino e vespertino, distribuídos em 10 turmas, 2 turmas do maternal I, 2 do maternal II, 4 turmas do pré I e 2 turmas do pré II.

O Cemei Prof.ª Nasaré do Socorro Ramos Rodrigues é a ultima das seis creches remanescentes do consórcio PIB, iniciadas pelo governo federal e finalizadas pela atual gestão municipal.

A comitiva do prefeito Nélio esteve composta pelos secretários Alberto Portela (SMT), Paulo Jesus (Administração) e Maria José Maia (Educação), e os vereadores Andreo Rasera, Alexandre Maduro, Alba Leal, Erasmo Maia e Sérgio Pereira. A banda de música do 8º BEC realizou uma apresentação especial.

"O sentimento que temos é de gratidão. É um sonho que se realiza, a comunidade está muito feliz por esse espaço, por essa conquista, foram anos de espera, mas esse dia chegou e agora nossas crianças têm um ambiente adequado, uma estrutura apropriada para a educação delas entao só temos a agradecer o compromisso do nosso prefeito, da nossa secretária para com a educação, e todos que colaboraram para que esse sonho se tornasse realidade", agradeceu a coordenadora da unidade, Marta Rúbia.

A secretária de Educação ressaltou a entrega da 15ª unidade infantil em 2023.

"Hoje estamos entregando a 15ª unidade de educação infantil em apenas um ano, isso é histórico. Quando o prefeito Nélio iniciou sua gestão Santarém, em 2017, tínhamos apenas um centro infantil. Hoje já são 35 centros municipais, então, muito obrigado, prefeito, a comunidade agradece por essa conquista,  o bairro Ipanema também já ganhou a reforma da Escola Eloina Colares, quadra coberta e agora com a creche só tende a crescer cada vez mais”, observou Maria José Maia.

O vereador Alexandre Maduro lembrou que o prefeito teve que ir a Brasília, dialogar com o FNDE para que a creche pudesse ser finalizada.

"O prefeito Nélio teve que ir à Brasília dialogar com o FNDE e chegou-se ao entendimento de baixar uma Resolução para que a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Educação, pudesse concluir, com recurso do próprio município, para posterior ressarcimento a partir da conclusão da obra, então, temos que parabenizar o prefeito pelo compromisso, pelo comprometimento com a educação”, disse o parlamentar.

O prefeito Nélio Aguiar destacou o fato de Santarém ser hoje o município que mais investe em educação no estado do Pará.

"Santarém hoje é o primeiro município no estado do Pará que mais investe em educação, não sou eu quem está dizendo, são dados da Secretaria da Fazenda [Sefa-PA]. Somos o município que mais vem investindo em educação, a gente não gasta em educação, a gente investe na educação, com a valorização dos nossos professores, dos nossos pedagogos, com o pagamento do salário em dia, pagamento do piso, distribuição de fardamento escolar, investimento no transporte e na alimentação escolar, na estrutura das escolas, das nossas creches, enfim, é um conjunto de obras e investimentos que estamos fazendo na educação, são quase R$ 40 milhões só na educação infantil, e ainda tem mais”, completou o gestor.

Sobre a patrona do Cemei

Profa. Nasaré do Socorro Ramos Rodrigues nasceu no dia 18 de dezembro de 1967, em Santarém, filha de Américo Coelho Ramos e Raimunda Suzana Figueira Ramos, sendo a segunda filha de 7 irmãos. Casada com Gerson Alves Rodrigues, foi mãe de dois filhos.

Trabalhou no setor de merenda escolar e agricultura familiar na Secretaria de Educação de Santarém e como pedagoga na Umei Rosilda Campos, no bairro do Maracanã, onde, em 2018 assumiu a coordenação da unidade.

Em 2021, com 54 anos, faleceu em decorrência de problemas causados pela Covid-19.