3. Educação
  4. Após 10 anos de espera, bairro do Jutaí recebe moderno Centro de Educação Infantil
Após 10 anos de espera, bairro do Jutaí recebe moderno Centro de Educação Infantil Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Cemei Profa. Maria Rosete Conceição atenderá mais de 150 crianças de do bairro e adjacências.

O prefeito Nélio Aguiar entregou na manhã desta quarta-feira, 1º, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Rosete Conceição Sousa. Localizado na Rua Maringá, nº 66, bairro do Jutaí, o Centro Infantil já havia sido implantado em maio de 2022, funcionando em prédio alugado. Porém, a luta dos moradores pelo educandário já durava mais de 10 anos.

O Centro, que iniciou atendendo 66 crianças, atenderá inicialmente um quantitativo de 153 crianças, divididas em 8 turmas, distribuídas em Maternal I, Maternal II, e Pré I, todas na faixa etária de 02 a 04 anos.

Trata-se de uma construção de remanescente de creche Tipo B, com 8 salas de aula, 1 sala multiuso, espaço administrativo com secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado e banheiros, espaço de serviço com cozinha, depósito, despensa e lavanderia. Um investimento superior a R$ 3 milhões de reais (R$ 3.308.479,14).

A comitiva do prefeito Nélio esteve composta pelo secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, a secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, os secretários Emir Aguiar (Semg), Alberto Portela (SMT), Adson Wender (Semc), Bruno Costa (Semap) e Paulo Jesus (Semad), e pelos vereadores Junior Tapajós, Alexandre Maduro, Elielton Lira e Erasmo Maia e ainda pelo coordenador de Políticas Públicas Renato Guimarães.

O Cemei Maria Rosete foi a 14ª Unidade de Educação Infantil entregue esse ano pela gestão.

"Hoje está sendo um grande dia para as famílias, para a comunidade, pois esperamos por muito tempo essa inauguração e o prefeito Nélio prometeu, cumpriu e hoje está realizando nosso sonho de ter um ambiente agradável e prazeroso para nossas crianças. Sair de um espaço pequeno, alugado e agora num ambiente adequado é motivo de muita gratidão”, disse a coordenadora do Cemei Grazielle Moita Aguiar. Ela informou ainda que as aulas no novo espaço já começam na segunda-feira, 6 de novembro.

Para o representante dos moradores, Odair José, a obra vai valorizar ainda mais o bairro do Jutaí.

"A entrega da nossa creche pelo prefeito Nélio, que é um prefeito guerreiro, batalhador, juntamente com outras obras como o asfalto, por exemplo, só valoriza cada vez mais o bairro do Jutaí”, destacou.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, afirmou que a entrega do Cemei tem um sabor especial, uma alegria diferenciada, por ser uma obra remanescente, iniciada há 10 anos.

"Essa obra começou em 2013, é remanescente do consórcio PIB e eu gostaria de ressaltar que essa e outras obras desse consórcio só estão sendo concluídas por vontade política do nosso prefeito. Enfim, são muitos os avanços nos últimos anos na educação infantil, beneficiando mais de 7 mil crianças do nosso município”, ressaltou Maia.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a atitude do governo em finalizar o Cemei e outras creches que estavam paralisadas - por falta de recursos do governo federal - e que foram concluídas com recursos próprios.

"Nós fizemos algo inédito no Brasil, como não havia repasse do dinheiro por parte do FNDE nós tomamos uma atitude, fomos à Brasília e pedimos para terminar a obra com recursos nossos, do Tesouro. Fizemos dessa forma e a autorização veio, liberamos e aprovamos o orçamento na Câmara de Vereadores e, com isso, conseguimos finalizar todas as creches do então consórcio PIB que estavam paralisadas. Essa é a penúltima, a ultima é lá do Ipanema, mas já tá pronta, e hoje tô muito feliz de poder estar aqui juntos e finalmente entregando essa belíssima creche que vai contribuir muito com a educação de Santarém, das nossas crianças, já são quase R$ 40 milhões investidos nessas 14 creches entregues só esse ano pela Prefeitura e vamos continuar trabalhando para fazer cada vez mais por Santarém”, disse o gestor.

Sobre a patrona do Cemei

Professora Maria Rosete Conceição Sousa foi moradora pioneira do bairro Jutaí, participou da Associação de Moradores, e sempre trabalhou em busca de políticas públicas e projetos sociais para o bairro. Era uma pessoa generosa, sempre pensava em ajudar o próximo. Nasceu em 31 de janeiro de 1952, em Santarém, e faleceu em 17 de dezembro de 2011, com 59 anos.

A família esteve representada por Eder Sousa, filho da homenageada.