3. Educação
  4. Ansiedade é tema da Live de acolhimento realizada pela Semed no retorno às atividades escolares
Ansiedade é tema da Live de acolhimento realizada pela Semed no retorno às atividades escolares Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
.

Autor: Ronnie Dantas

Uma live de acolhimento acompanhada de uma palestra sobre ansiedade foi realizada na manhã de hoje (2) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Santarém. A Live, direcionada servidores das unidades escolares como gestores, pedagogos e professores marcou o início das atividades para os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Esse primeiro momento exige um acolhimento e um cuidado especial aos servidores e alunos

O evento online foi realizado via canal da Semed no Youtube sob coordenação das assessorias de ensino e de assuntos educacionais e contou a presença da Secretária Municipal de Educação Maria José Maia e da psicóloga clínica e educacional Jaque Felício, que interagiu com a palestra “Ansiedade, o mal natural que destrói”.

A assessora de ensino da Semed, Jéssica Ninas, explicou que esse primeiro momento exige um acolhimento e um cuidado especial aos servidores.

“Nós ainda estamos em pandemia e o objetivo dessa live foi fazer um planejamento coletivo Semed/Escolas e trazer pra esse momento inicial um acolhimento psicológico, emocional aos nossos professores, aos nossos servidores, uma vez que a gente entende que a ansiedade faz parte desse processo de pandemia, muitas pessoas sofreram com a patologia, algumas pessoas não sabem identificar o problema e a palestra de hoje veio como um esclarecimento e um incentivo ao tratamento e ao cuidado emocional dos nossos servidores”, completou.

De acordo com psicóloga Jaque Felício, no retorno às atividades é comum que algumas pessoas manifestem algum tipo de ansiedade, considerada uma emoção normal, comum diante de algum problema.

Ela parabenizou a Semed pela preocupação e o cuidado com a saúde dos colaboradores e funcionários e destacou a importância de se trabalhar a ansiedade nesse momento tão delicado e de reinicio das atividades.

“Aquilo que antes era possível não será mais possível e diante do novo é natural que o organismo humano se prepare e apresente sintomas ansiosos justamente por ser um desconhecido, então a importância de se tratar a ansiedade para professores, administradores escolares é justamente prepara-los para este novo, o ensino vai estar em modalidade híbrida, é algo inédito para muitos e uma vez que o novo é desconhecido alguns sintomas ansiosos podem aparecer, daí a importância de trabalharmos esse tema antes do início das aulas”, completou Jaque.

A Secretária de Educação Maria José Maia desejou um bom retorno aos alunos e aos profissionais da Rede Municipal.

“Hoje é um dia muito especial porque nós vislumbramos a possibilidade de retorno junto com todos e nós estamos aqui na torcida pra que esse retorno seja seguro para nossos alunos e servidores, e que possamos, de fato, ter um segundo semestre letivo com um maior aprendizado para nossos alunos”, disse a secretária.

Esta semana será para reuniões de alinhamento entre gestores e pais de alunos e de pactuação dos protocolos de segurança. As aulas presenciais só iniciam a partir da próxima segunda feira,  dia 9.