3. Educação
  4. Ano letivo na rede municipal começa nesta segunda-feira, 05
Ano letivo na rede municipal começa nesta segunda-feira, 05 Autor: Arquivo - Agência Santarém

Ano letivo na rede municipal começa nesta segunda-feira, 05

Ronnie Dantas
Aula inaugural será na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida, no Residencial Salvação.

Fim das férias. O ano letivo 2024 para os alunos da rede municipal de ensino começa nesta segunda-feira, 05. A aula inaugural será realizada na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida, no Residencial Salvação. Trata-se da mais nova escola do município, a primeira de ensino fundamental do bairro. Orçada em R$ 3,7 milhões, este é o segundo prédio público entregue pela atual gestão no Residencial Salvação - em agosto do ano passado, foi entregue o Cemei Professora Francisca Saldanha. A nova escola conta com 950 alunos matriculados.

Este ano, a rede municipal contará com cerca de 63 mil alunos matriculados, divididos em 407 escolas e unidades infantis (Umeis e Cemeis). Só a região urbana concentra mais de 32 mil alunos em 60 escolas na cidade e mais de 1000 profissionais entre professores do Pré I, Pré II, 1º ao 9º ano, educação física, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos laboratórios de informática e instrutores de música.

Em 2024, mais de 3 mil novas vagas foram ofertadas nas escolas e unidades de educação infantil. Destas, 1.800 matrículas são de tempo integral.

Escola Maria das Graças Almeida sediará a abertura oficial do ano letivo 2024.

As atividades do primeiro semestre serão realizadas do dia 05/02 ao dia 28/06, reiniciando em 1º de agosto com término previsto para 19 de dezembro.

A exemplo do ano passado, esse também terá apenas 4 sábados letivos (11/05, 08/06, 10/08 e 05/10). Serão 8 feriados durante o ano (13/02 – carnaval; 29/03 - sexta-feira santa; 01/05 – Dia do Trabalho; 30/05 – Corpus Christi; 15/08 – Adesão do Pará; 15/10 – Dia do Professor; 28/10 – Dia do Servidor Público; 15/11 – Proclamação da República).

As semanas de avalição estão agendadas de 8 a 12 de abril (1ª), 10 a 14 de junho (2ª), 23 a 27 de setembro (3ª) e 2 a 6 de dezembro (4ª). A recuperação paralela ocorrerá de 17 a 28 de junho e a recuperação final de 09 a 18 de dezembro.

A secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou a felicidade em iniciar mais um ciclo e desejou um ano de muita aprendizagem para os alunos.

“Nós estamos felizes em receber as nossas 63 mil crianças distribuídas na várias regiões do nosso município. A cada ano nós procuramos nos preparar melhor, começamos o ano com a Jornada Pedagógica, sempre visando um aprendizado melhor, um aprendizado com maior eficácia, um atendimento mais humanizado para nossos alunos, nos preparamos também pra atender desde o primeiro dia com uma boa alimentação escolar de qualidade, com o transporte escolar, lógico que ainda tem algumas comunidades, algumas áreas de difícil acesso que a gente trabalha para atender da melhor forma possível, porém devido à grande demanda fica sempre algo pra resolver no decorrer do processo, mas a minha mensagem é que seja um ano letivo de muita aprendizagem, de muita paz e que nossos alunos recebam a cada dia uma educação melhor e de qualidade”, pontuou.

Sobre a professora homenageada

O Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal em novembro de 2023, de autoria do vereador Junior Tapajós, determinou que a nova escola se chamará Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria das Graças Lima de Almeida.

Uma homenagem à professora Graça, como era conhecida, e que deixou um legado de bons serviços prestados à educação do município. Atuou como professora na Divisão de Apoio, na qual ministrava capacitação para professores, técnicos e secretários. Também atuou na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Divisão de Lotação. Faleceu em 06 de julho de 2021 por complicações relacionadas à Covid-19.