Nos dias 7 e 8 de abril, foi realizado o Seminário de Áudio e Sonorização para Músicos e Produtores Culturais, reunindo artistas, técnicos e produtores em dois dias de formação intensiva e diálogo colaborativo. A programação, realizada no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), contou com o apoio institucional da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), que reconhece a importância da qualificação técnica como ferramenta para o fortalecimento do setor cultural local. A iniciativa também teve o apoio da Pro-Reitoria de Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE) e da Secretaria Executiva da Reitoria da Ufopa.
Voltado para músicos, produtores, ornamentadores e demais agentes envolvidos na organização de eventos, o seminário teve como principal objetivo promover o entendimento básico sobre áudio e sonorização, áreas essenciais para a realização de espetáculos e ações culturais de qualidade.
No primeiro dia, os participantes foram introduzidos aos fundamentos do som, como propagação sonora, espectro de frequência, propriedades acústicas e o papel do ouvido humano na percepção sonora. Também foram apresentados os principais equipamentos utilizados em eventos, como microfones, mesas de som, equalizadores e amplificadores.
O segundo dia foi voltado à prática, com foco em mixagem e passagem de som, incluindo temas como panorama de áudio, equilíbrio na mix, mapa de palco, rider técnico e comportamento adequado nas etapas de montagem e execução dos eventos.
O seminário possibilitou uma nova compreensão sobre os processos técnicos envolvidos na realização de eventos culturais, além de facilitar o diálogo com os profissionais de sonorização. A parceria reforça o compromisso da gestão pública com a qualificação dos profissionais da cultura e com o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais integrada, eficiente e valorizada.