1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Prefeitura de Santarém institui o Fundo Municipal de Cultura e fortalece políticas públicas para o setor artístico-cultural
Prefeitura de Santarém institui o Fundo Municipal de Cultura e fortalece políticas públicas para o setor artístico-cultural Autor: Arquivo - PMS

Prefeitura de Santarém institui o Fundo Municipal de Cultura e fortalece políticas públicas para o setor artístico-cultural

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Conquista histórica atende demanda antiga da classe cultural.

A Prefeitura de Santarém oficializou a instituição do Fundo Municipal de Cultura. Uma vitória importante para o setor artístico e cultural da cidade. A medida consolida um avanço aguardado há anos, uma vez que o Fundo foi criado em 2020 por lei, mas só agora, em 2025, foi de fato instituído, com registro de CNPJ. O processo foi concluído em um prazo de quatro meses, resultado de uma articulação direta entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

"Essa é uma conquista coletiva e histórica. O Fundo Municipal de Cultura simboliza um novo ciclo de valorização da cultura santarena, com mecanismos claros e contínuos de apoio aos nossos artistas e produtores. Estamos construindo políticas públicas duradouras e estruturantes e não, apenas, ações pontuais”, destaca Priscila Castro, secretária municipal de Cultura.

Com a instituição do fundo, o município passa a contar com um instrumento oficial para financiamento contínuo de projetos culturais, ampliando o acesso a recursos públicos e viabilizando ações de formação, fomento, circulação artística, valorização das tradições locais e inovação.

“Nosso papel no setor de planejamento foi garantir que o fundo tivesse uma base sólida, com diretrizes técnicas e jurídicas que assegurem sua continuidade ao longo dos anos. Esse é um passo decisivo para que a cultura local deixe de depender apenas de editais esporádicos e tenha uma política de fomento estruturada”, explica Ariadne Lima, chefe da Divisão de Planejamento da Semc.

A estruturação do fundo permite que Santarém acesse com mais agilidade recursos federais e estaduais, além de estabelecer parcerias e convênios, fortalecendo ainda mais a política pública de cultura no município.

A instituição do Fundo Municipal de Cultura beneficia diretamente artistas, coletivos, espaços culturais, produtores independentes e a população em geral, consolidando um novo momento para a cultura santarena — com mais autonomia, sustentabilidade e protagonismo.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.