3. Cultura
  4. Reunião ajusta últimos detalhes para o Festival de Cinema em Alter do Chão
Reunião ajusta últimos detalhes para o Festival de Cinema em Alter do Chão Autor: Desconhecido

Reunião ajusta últimos detalhes para o Festival de Cinema em Alter do Chão

Neysle Magalhães
O evento deve ser realizado de 16 a 20 de novembro, na Praça 7 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão.

Há poucos dias do Festival de Cinema de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém, por meio do Prefeito Nélio Aguiar e do Secretário de Cultura Luís Alberto Pixica, reuniu com o Diretor do 4º Festival de Cinema de Alter do Chão, Locca Faria. A ocasião serviu para ajustar os últimos detalhes para a realização do evento.

A 4ª edição do evento deve ser realizada de 16 a 20 de novembro de 2022, presencialmente, na Praça 7 de setembro, e online através da plataforma de streaming exclusiva FestAlterPlay.

O Festival deve propagar conhecimento nas áreas do cinema, audiovisual, shows, palestras, debates, música, arte, e contar com a participação de estudantes das escolas municipais, estaduais, dos universitários, profissionais e moradores da região, além dos turistas do Brasil e exterior às margens do rio Tapajós, em plena Amazônia.

Cartaz do FestALter 2022
Cartaz do Festival de Cinema de Alter do Chão 2022

Este ano o Fest Alter também traz inovação, com uma "rodada de negócios", a partir dos canais de TV a cabo e distribuidoras, para que os produtores e diretores apresentem seus projetos.

A 4° edição do FestAlter conta com 2.156 filmes, de mais de 100 países de todos os continentes, batendo recordes com mais de 140 filmes de 140 filmes inscritos diariamente.

O Prêmio “Muiraquitã”
O Prêmio “Muiraquitã”, troféu do FestAlter 2022. O prêmio é confeccionado em Jacarandá e detalhes com aplicação em ouro. A base é em marchetaria composta de osso e madeira
Peça do artista Rony Borari

Os filmes trazem temáticas indígenas, ambientais, amazônicos e comunitários com 158 filmes o que demonstram os objetivos do Festival em trazer oportunidades e visibilidade aos novos talentos; â preservação da Amazônia, suas etnias, ao meio ambiente, ao cinema do Brasil e de todo o mundo. O evento é totalmente gratuito.

“Pra nós é sempre muito importante poder reunir e definir em que podemos ajudar. Ter a realização desses eventos em nossa cidade além de trazer lazer e cultura a população, também movimenta nossa economia e leva o nome de Santarém para o Estado e para todo o Brasil. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, está sempre a disposição", destacou o secretário de cultura, Alberto Pixica.