3. Cultura
  4. Programação do aniversário de 33 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF)
Programação do aniversário de 33 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF) Autor: Arquivo - Ronaldo Ferreira

Programação do aniversário de 33 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF)

Alciane Ayres
A partir das 17 horas devem iniciar as atividades artísticas e culturais.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza a culminância da série de atividades alusivas ao aniversário de 33 anos do Centro Cultural João Fona (CCJF), nesta terça-feira (27/08), a partir das 17 horas. A programação terá apresentações artísticas e culturais, com destaque o Boi Resgatão, idealizado através do Projeto Resgatão do CCJF.

"Desde o dia 12 de agosto muitas atividades foram  realizada pelo CCJF e em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac), a Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), fazedores de cultura com grandes momentos como a visitação aberta ou livre, o acervo no prédio e a própria estrutura física é o convite a imersão histórica cultural do nosso município. Tivemos oficinas de réplicas de miniaturas em cerâmica, desenho livre, exposição fotográfica e resultados da Lei Aldir Blanc. E a culminância na data do aniversário do Centro", destacou a titular da Semc, Elisângela Pinto.

Sobre o Projeto Resgatão

“Trata-se do resgate da memória de manter viva a cultura popular regional amazônica, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história e identidade. Resgatar os cordões de pássaros, Boi Bumbá, Pastorinhas, brincadeiras de rodas e cordões de folguetos”, explicou o Chefe do CCJF, Renato Sussuarana.

Semana do Patrimônio

Relacionadas às ações festivas do CCJF  a  parceria da “Semana do Patrimônio” foi realizada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac), no período de 19 a 23/08.

I-Momento

1-Abertura de Sessão

(palavra da Chefia do CCJF  Renato Sussuarana)

2-Apresentação do Projeto Resgatão