3. Cultura
  4. Programação comemora os 33 anos do Centro Cultural João Fona
Programação comemora os 33 anos do Centro Cultural João Fona Autor: Ronaldo Ferreira - arquivo

Programação comemora os 33 anos do Centro Cultural João Fona

Alciane Ayres
Nesta quarta-feira (14/08), haverá a oficina de cerâmica das 08h30 às 10 horas.

No próximo dia 27, o Centro Cultural João Fona (CCJF) completa 33 anos e para comemorar está sendo realizado o projeto Resgatão – Cordões de Folguetos e Brincadeiras de Roda, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio, Artístico e Cultural (Comphac), este com a Semana do Patrimônio. E nesta quarta (14/08) haverá a oficina com a ceramista Ana Leal, de 08h30 às 10h.

A abertura ocorreu nesta segunda, 12, com o lançamento do Projeto Resgatão – Cordões de Folguetos e Brincadeiras de Roda, a exposição fotográfica Da Várzea ao Centro, do Professor, Doutor e Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), Anselmo Colares, a atração artística-cultural ficou a cargo do artista e servidor da Semc, o Gonzaga Blantez. Participaram do ato as representações do Banco da Amazônia, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETPA) de Santarém e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Sobre o Projeto Resgatão

Trata-se do resgate da memória de manter viva a cultura popular regional amazônica, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história e identidade. Resgatar os cordões de pássaros, Boi Bumbá, Pastorinhas, brincadeiras de rodas e cordões de folguetos.

O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal nº 13.791/1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias.

O prédio histórico da Prefeitura de Santarém é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, sendo inaugurado em 1868. Nas instalações já funcionaram as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública.

O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.