1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Prefeitura divulga regulamento do 49º Festival Folclórico de Santarém
Prefeitura divulga regulamento do 49º Festival Folclórico de Santarém Autor: Agência Santarém

Prefeitura divulga regulamento do 49º Festival Folclórico de Santarém

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Documento foi elaborado de forma coletiva com apoio dos Grupos Folclóricos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulgou oficialmente o novo regulamento do Festival Folclórico, que já está disponível para consulta pública no site oficial da Prefeitura. O documento marca uma nova fase na história do evento, sendo fruto de um processo coletivo de escuta e construção com os representantes dos grupos folclóricos locais.

Grupos culturais, artistas, produtores e a comunidade em geral podem acessar o regulamento completo no link: 

 https://transparencia.santarem.pa.gov.br/storage/attachments/regulamento-do-festival-folclorico-de-santarem-2025-2028-e-anexos-gifQn3.pdf

A 49ª edição do Festival será realizada na segunda semana de agosto, no Espaço Pérola do Tapajós, localizado no Parque da Cidade. Desta vez, o evento chega com uma base organizacional ainda mais sólida, sustentada por um regulamento construído a muitas mãos — com a participação ativa da Comissão do Festival, formada por integrantes das quatro categorias que compõem a programação: quadrilha tradicional, quadrilha estilizada, quadrilha humorística e carimbó.

A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, destacou que o novo regulamento é resultado de uma gestão cultural baseada no diálogo e na escuta ativa. “Esse documento representa o compromisso da Prefeitura com uma política cultural participativa e estruturada. O Festival é um patrimônio afetivo de Santarém, e precisava de uma base normativa que refletisse os interesses e as realidades dos grupos que fazem esse espetáculo acontecer todos os anos”, afirmou.

Secretária de Cultura, Priscila Castro e representante dos grupos folclóricos, Nielson Lopes.

O coordenador da Divisão de Eventos da Semc, Francisco Vera Paz, reforçou que a construção do regulamento envolveu reuniões técnicas, trocas de experiências e muito alinhamento com os grupos. “A partir dessa escuta, conseguimos organizar um documento que valoriza a diversidade cultural do município e estabelece diretrizes claras para a realização do festival nos próximos quatro anos”, explicou.

Com validade prevista para quatro edições do Festival, o novo regulamento define critérios de participação, responsabilidades dos grupos, etapas de inscrição, critérios de julgamento, entre outros aspectos essenciais para a gestão do evento. A proposta é garantir mais previsibilidade, transparência e reconhecimento ao trabalho dos grupos que mantém viva a tradição folclórica da região.

A publicação do regulamento representa um avanço significativo na consolidação do Festival Folclórico como uma das maiores expressões culturais do oeste do Pará. Mais do que uma festa, o evento é um palco de identidade, memória e protagonismo popular

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.