3. Cultura
  4. Prefeitura de Santarém divulga resultado final e convoca grupos credenciados para o 47º Festival Folclórico
Prefeitura de Santarém divulga resultado final e convoca grupos credenciados para o 47º Festival Folclórico Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Festival acontece de 17 a 20 de agosto

O cenário cultural de Santarém está prestes a vivenciar um dos eventos mais esperados do ano, o 47º Festival Folclórico da cidade. Nesta terça-feira, dia 25, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), fez o anúncio do resultado final e definitivo do credenciamento dos grupos e coletivos que vão participar do tão aguardado festival.

Ao todo, foram selecionados de forma criteriosa e com base na riqueza de suas tradições e expressões culturais, cinco quadrilhas tradicionais, oito grupos de carimbó, oito quadrilhas humorísticas e oito quadrilhas estilizadas. Esses representantes da rica diversidade cultural de Santarém prometem abrilhantar ainda mais o evento, proporcionando aos espectadores momentos de encanto e emoção durante as apresentações.

O Secretário Municipal de Cultura, Luis Alberto Pixica, em uma fala entusiasmada, ressaltou a importância do processo de credenciamento para a formação do festival, destacando o compromisso em garantir a qualidade e a autenticidade das manifestações folclóricas em cada categoria. "Estamos extremamente satisfeitos com o resultado final e definitivo do credenciamento, pois acreditamos que temos representantes exemplares de nossa cultura tradicional e estilizada, que certamente honrarão o nome de Santarém ao se apresentarem no festival. O processo foi criterioso, e temos certeza de que a seleção representa de maneira fiel a nossa riqueza cultural", afirmou o secretário.

Além disso, Luis Alberto Pixica enfatizou a convocação dos grupos credenciados para uma reunião especial, marcada para o dia 08 de agosto, na sede da Secretaria de Cultura. Na ocasião, será realizado o sorteio da ordem de apresentação das atrações durante o evento. Essa iniciativa visa assegurar imparcialidade e proporcionar igualdade de oportunidades a todos os grupos participantes. "O sorteio da ordem de apresentação é um momento de grande expectativa para os grupos e coletivos, e queremos que todos tenham a chance de brilhar no palco do Festival Folclórico. Afinal, cada um deles contribuiu com esforço e dedicação para estar aqui, ensaiando desde o início do ano para encantar o público com sua arte", ressaltou o secretário.

O Festival Folclórico de Santarém é uma celebração cultural de valor inestimável, capaz de preservar as tradições e estimular a criação artística e cultural de forma genuína. Para a população santarena, trata-se de uma oportunidade única de apreciar a riqueza e diversidade cultural que torna a cidade um lugar único no coração da Amazônia.

A Prefeitura convida a todos os moradores e visitantes a prestigiarem o 47º Festival Folclórico de Santarém, que promete ser uma verdadeira festa de cores, ritmos e sorrisos, celebrando a cultura e a identidade santarena.

As apresentações acontecerão no período de 17 a 20 de agosto, na Av. Anysio Chaves, e a magia do folclore tomará conta das noites santarenas, encantando a todos que tiverem a felicidade de participar desse grandioso evento. Contamos com a presença de todos!

Todos os Anexos: