3. Cultura
  4. 48º Festival Folclórico: Parecer Jurídico da Procuradoria Geral do Município é repassado à Comissão do Festival
48º Festival Folclórico: Parecer Jurídico da Procuradoria Geral do Município é repassado à Comissão do Festival Autor: Alciane Ayres - Semc

Alciane Ayres
Documento foi entregue nesta segunda-feira (26/08), seguido da decisão final da Comissão do Festival.

Nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), nesta segunda-feira (26/08), a Procuradoria Geral do Município (PGM), através da assessoria jurídica, repassou a análise de procedimento na apuração do 48º Festival Folclórico de Santarém à Comissão deste festival. A análise é relacionada às manifestações de alguns grupos folclóricos ao resultado final proferido no último dia 12.

Segundo a titular da Semc, Elisângela Pinto, a Prefeitura de Santarém age com compromisso de atuar com respeito e transparência na política pública cultural junto as entidades de fazedores culturais.

"E acompanhei assessoria jurídica municipal, à frente dos trabalhos o advogado Pedro Jackson Júnior na entrega da documentação à Comissão do Festival Folclórico de Santarém, seguido da leitura e assinatura do termo. O parecer trata-se de um entendimento da PGM em alinhamento junto ao regulamento do festival e cabível da decisão final da Comissão, a realizadora do 48º Festival Folclórico de Santarém.  E após o retorno da decisão da Comissão, a Semc vai acelerar o repasse dos valores da premiação dos grupos conforme as colocações de 1º, 2º e 3º lugares”, explicou.

Decisão da Comissão do Festival Folclórico de Santarém

Ao concluir o Termo de  Assinatura  do recebimento do parecer jurídico da PGM, o presidente da Comissão do 48º  Festival Folclórico de Santarém, Nielson Lopes, reuniu com os demais membros e retornaram ao gabinete da Semc para protocolar a decisão final.

"Reunimos, avaliamos e acordamos pela homologação na íntegra  do parecer  emitido pela assessoria jurídica da PGM da Prefeitura de Santarém”, informou o presidente da Comissão do Festival Folclórico.

Pagamento e troféus

No dia do pagamento, os representantes de grupos que receberam os troféus no último dia 12, deverão apresentar os troféus para fins de repasse/adequação, conforme a atualização dos resultado final dos vencedores do Festival. A Semc vai informar à Comissão do Festival Folclórico a data e horário para esses procedimentos.

Resultado  do 48º Festival Folclórico de Santarém, após parecer da PGM /PMS e decisão final da Comissão do Festival Folclórico de Santarém

I-Categoria - Quadrilha Tradicional

1º Lugar: Quadrilha Tradicional “05 Aros”
Premiação: R$ 15 mil reais  +  Troféu

2º Lugar: Quadrilha Tradicional “Coração Paraense”
Premiação: R$ 10 mil reais  +  Troféu

3º Lugar Quadrilha Tradicional  “Flor do Pará ”

Premiação: R$ 5 mil reais +  Troféu

II-Categoria - Quadrilha Humorística

1º Lugar: Quadrilha Humorística “Bofes e Babados”
Premiação: R$ 15 mil reais  +  Troféu

2º Lugar: Quadrilha Humorística  “Fuzuê das Laranjeiras”
Premiação: R$ 10 mil reais  +  Troféu

3º Lugar Quadrilha Humorística “As Turbinadas da Bebel”

Premiação: R$ 5 mil reais + Troféu

III-Categoria – Quadrilha Estilizada

1º Lugar: Quadrilha Estilizada “ Furacão Junino”
Premiação: R$ 15 mil reais  +  Troféu

2º Lugar: Quadrilha Estilizada  “Raiar do Sertão”
Premiação: R$ 10 mil reais  +  Troféu

3º Lugar Quadrilha Estilizada  “Junina Caipira”

Premiação: R$ 5 mil reais +  Troféu.

IV-Categoria – Carimbó

1º Lugar:   “Carimbó do Pará”
Premiação: R$ 15 mil reais  +  Troféu

2º Lugar:  “Sedução  de Carimbó”
Premiação: R$ 10 mil reais  +  Troféu

3º Lugar:   “Festa de Carimbó”

Premiação: R$ 5 mil reais +  Troféu

O Festival Folclórico de Santarém é de caráter competitivo, onde os grupos concorreram  dentro das suas respectivas categorias, no período de 08 a 11 de agosto. Na edição deste ano, apresentaram-se 34 grupos folclóricos, distribuídos nas categorias: carimbó, quadrilha  estilizada, quadrilha humorística e quadrilha tradicional.