Nesta terça-feira, 15, começou o fluxo de turistas estrangeiros em Santarém da rota turística internacional 2024/2025. Um dos portais sobre a história e arte desta área geográfica da Amazônia é o Centro Cultural João Fona (CCJF).
Segundo o chefe do CCJF, Renato Sussuarana, as diretrizes de serviços ofertados à sociedade santarena, vai além da contemplação ao acervo.
"Bem antes do início da rota turística internacional, os guias de turismo das empresas nos procuram para repassarmos informações históricas, de datas e das fases da cerâmica da cultura Tapajônica. E eles e nós, servidores do CCJF, juntos ficamos alinhados ao repasse das informações tanto aos turistas brasileiros e como de outros países”, destacou Sussuarana.
A guia de turismo da empresa organizadora da rota na Pérola do Tapajós, Milena Sarmento, destaca que é crescente a procura pelos estrangeiros, principalmente, sobre a cerâmica dos indígenas Tapajó.
"Eles anotam sobre as peculiaridades dos diferentes formatos das peças em exposição no museu dentro do Centro Cultural. Outro espaço para eles de esplendor é o Gabinete Protocolar. Perguntam sobre o prefeito, os detalhes das bandeiras de Santarém Brasil, Santarém de Portugual e a oficial do Brasil. E o terceiro é o quadro de Dom Pedro II que agrega a curiosidade deles”, explicou.
O Centro Cultural João Fona (CCJF), também, disponibiliza o espaço ao estágio para acadêmicos de instituições de ensino superior. No início da temporada do turismo internacional estavam no estágio em ambiente não-escolar, as acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Íris Nascimento, Luciana Marcião e Sara Nogueira.
"Entre as finalidades do nosso estágio de observação em ambiente não-escolar é nos apropriarmos do conhecimento de outros espaços educativos e trabalhar a história e arte em conexões com a ciência, além de acompanhar como é grande o interesse de outras nacionalidades nos espaços culturais, a exemplo deste”, enfatizou a acadêmica Nascimento.
Durante a manhã, 78 turistas norte americanos visitam o prédio. Eles vieram a bordo do Transatlântico S.Venture. A rota turística internacional vai encerrar no dia 04 de abril de 2025.