3. Cultura
II Fórum Municipal de Patrimônio Cultural será nesta sexta, 10 Autor: CCOM

II Fórum Municipal de Patrimônio Cultural será nesta sexta, 10

Alciane Ayres
A comissão eleitoral iniciará os trabalhos a partir das 08h30, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

A Prefeitura de Santarém realizará o II Fórum de Patrimônio Cultural com a finalidade da eleição dos representantes que farão parte do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). O processo eleitoral é específico para vagas aos membros da sociedade civil organizada, distribuídas em instituições de nível superior/sociedade civil organizada. Será realizado nesta sexta-feira, 10, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), a partir das 08h30, quando ocorrem as inscrições.  A abertura das atividades será às 09h30.

As inscrições são para delegados, ouvintes e interessados a participar do processo eleitoral do segmento sociedade civil organizada, esses tem até as 09 horas e 30 minutos para realizar a inscrição.

O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, afirmou ser necessária a reimplantação do Compac, com atribuições ao debate de matérias de interesse coletivo, como a defesa e preservação do patrimônio histórico, artístico e natural do município.

"Neste alinhamento é importante a realização do fórum para a legalidade e a participação das instituições de nível superior e da sociedade civil organizada. À frente de todo o processo, temos a comissão eleitoral”, explicou o titular da Semc.

A presidente da comissão eleitoral do II Fórum de Patrimônio Cultural, Cecy Sussuarana, reitera que os integrantes da sociedade civil organizada, interessados em participar desta categoria, podem realizar as inscrições na sexta-feira, antes de iniciar a abertura das atividades.

"Tanto pessoas física, quanto jurídicas. Estamos realizando todas as etapas com total transparência para reestruturar o Compac, que é de grande importância ao trabalho das bases políticas de preservação do patrimônio histórico cultural do município".

Na categoria Instituições de Ensino Superior, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está apta ao processo eleitoral, conforme o edital de etapas do fórum.

Programação

08h30 - As inscrições para delegado, ouvintes e interessados a participar do processo eleitoral do segmento sociedade civil organizada (pessoas física e jurídica)

• Apresentação de voz e violão com o Gonzaga Blantez

09h30 – Abertura das atividades