Será realizado nas dependências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o II Festival Solos do Pará. O projeto apresentado pelo Ministério da Cultura (Minc) é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo ( LPG) municipal de Santarém e, também, pelo Prêmio Tamba Tajá 2023, via Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). Incluem-se patrocínio e parcerias que possibilitam grandiosa programação ao público: oficinas, workshops e apresentações teatrais. As atividades serão gratuitas, a partir das 20h, desta quarta, 1º de maio. O encerramento será no próximo dia 06.
A programação teatral contará com as participações de artistas locais de Belém e Manaus no formato monólogo. A abertura terá o espetáculo O Sarau do Feupuudo, apresentado pelo ator amazonense Marcos Efraim.
Elder Aguiar, coordenador do grupo teatral Olho d' Água, correalizador do evento, destaca que o II Festival Solos do Pará propõe um grande movimento da arte cênica regional.
"É uma celeberação aos talentos cênicos da região e um convite à comunidade para participar desta jornada única de conexão e descoberta, quando amplia e oportuniza a mergulhar no universo fascinante das artes cênicas. Lançamos a pergunta aos interessados: Você está pronto para ser o protagonista deste espetáculo?".
O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, afirma que a qualidade técnica dos artistas santarenos em diferentes segmentos artísticos e culturais têm enorme apreciação do público.
"O incentivo de leis voltadas à valorização da cultura por meio dos editais e os contemplados com esses recursos têm o compromisso de expandir melhores estruturas, mais atividades e, principalmente, promover o acesso da sociedade. O II Festival Solos Pará vai além dos espetáculos de palco, adiciona o teor educativo da arte cênica por meio de oficinas, bate-papos, entre outras ações. Desejamos sucesso nas execuções dos projetos contemplados pela LPG, em especial na esfera municipal”, destacou o titular da Cultura.
O evento será ealizado no auditório do Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) - Avenida Marechal Rondon, s/n - Caranazal - de 1º a 06 de maio. Contatos: (93) 99182-9549 e pelas plataformas digitais do Grupo Olho d’Água.