3. Cultura
  4. II Festival Solos do Pará ofertará diversas atividades gratuitas da arte cênica em Santarém
II Festival Solos do Pará ofertará diversas atividades gratuitas da arte cênica em Santarém Autor: Organizador do evento

Alciane Ayres
A programação inicia nesta quarta-feira, 1º.

Será realizado nas dependências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o II Festival Solos do Pará. O projeto apresentado pelo Ministério da Cultura (Minc) é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo ( LPG) municipal de Santarém e, também, pelo Prêmio Tamba Tajá 2023, via Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). Incluem-se patrocínio e parcerias que possibilitam grandiosa programação ao público: oficinas, workshops e apresentações teatrais. As atividades serão gratuitas, a partir das 20h, desta quarta, 1º de maio. O encerramento será no próximo dia 06.

A programação teatral contará com as participações de artistas locais de Belém e Manaus no formato monólogo. A abertura terá o espetáculo O Sarau do Feupuudo, apresentado pelo ator amazonense Marcos Efraim.

Elder Aguiar, coordenador do grupo teatral Olho d' Água, correalizador do evento, destaca que o II Festival Solos do Pará propõe um grande movimento da arte cênica regional.

"É uma celeberação aos talentos cênicos da região e um convite à comunidade para participar desta jornada única de conexão e descoberta, quando amplia e oportuniza a mergulhar no universo fascinante das artes cênicas. Lançamos a pergunta aos interessados: Você está pronto para ser o protagonista deste espetáculo?".

O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, afirma que a qualidade técnica dos artistas santarenos em diferentes segmentos artísticos e culturais têm enorme apreciação do público.

"O incentivo de leis voltadas à valorização da cultura  por meio dos editais e os  contemplados com esses recursos têm o compromisso de expandir melhores estruturas, mais atividades e, principalmente, promover o acesso da sociedade. O II Festival Solos Pará vai além dos espetáculos de palco, adiciona o teor educativo da arte cênica por meio de oficinas, bate-papos, entre outras ações. Desejamos sucesso nas execuções dos projetos contemplados pela LPG, em especial na esfera municipal”, destacou o titular da Cultura.

O evento será ealizado no auditório do Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) - Avenida Marechal Rondon, s/n - Caranazal -  de 1º a 06 de maio. Contatos: (93) 99182-9549 e pelas plataformas digitais do Grupo Olho d’Água.